Cassilândia, Segunda-feira, 21 de Outubro de 2019

Últimas Notícias

24/06/2019 13:30

Aplicativo auxilia manejo de agricultor que cultiva erva-mate

Correio do Estado

 

O agricultor que atua no cultivo de ervais terá mais uma opção de informação e tecnologia, para auxiliar no manejo da cultura. Trata-se de um aplicativo desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Florestas), no estado do Paraná, com o nome "Manejo Matte".

Conforme informado pela instituição, o aplicativo está disponível para dispositivos com sistema operacional Android, por oferecer uma tecnologia de fácil operação. O produtor escolhe um talhão do erval e responde a perguntas objetivas e o programa gera um diagnóstico e indica soluções para melhorar o potencial produtivo da cultura.

A base de análise do aplicativo é o Sistema Erva 20, um conjunto de práticas em ervais plantados que visam ao aumento da eficiência e sustentabilidade do cultivo de erva-mate.

A adoção de melhorias no sistema de produção é capaz de incrementar a produtividade e aumentar a qualidade dos plantios por meio de boas práticas do dia a dia como plantio, poda, adubação, controle de plantas daninhas, renovação do erval entre outras.

“O Manejo-Matte vem, justamente, como um apoio ao produtor rural para melhorar o seu sistema de produção”, explica o engenheiro-agrônomo e analista da Embrapa Florestas (PR) Ives Goulart, que coordena o projeto “Disponibilização e inserção de tecnologias do Sistema Erva 20”.

Esse sistema foi concebido a partir da organização de tecnologias e práticas de manejo desenvolvidas pela Embrapa Florestas e parceiros durante os últimos 30 anos.

Como funciona o aplicativo

O produtor responde a 40 questões sobre seu erval, subdivididas em seis tópicos. Para cada questão, há respostas de múltipla escolha, como, por exemplo: “Características das folhas das mudas: folhas descoloridas ou com muitos danos devido a pragas e doenças / mudas com folhas descoloridas, possivelmente por deficiência de nutrientes / mudas com folhas sadias.”

Ao terminar a análise, o aplicativo gera um gráfico de fácil visualização e interpretação, e um relatório, que apontam como está o manejo do erval. O relatório traz, para cada tópico, informações e orientações de como proceder, de acordo com o Sistema Erva 20. Dessa forma, o produtor consegue identificar gargalos e pontos a melhorar dentro dos seis tópicos, e também já recebe imediatamente a orientação sobre como adequar e melhorar a forma de conduzir seu erval.

O diagnóstico pode ser baixado, compartilhado ou enviado por e-mail a partir do próprio aplicativo. Com o diagnóstico, o produtor também acessa o link para o Manual do Sistema Erva 20, com mais informações e orientações técnicas.

“Ou seja, procuramos desenvolver uma ferramenta efetiva em apontar erros e já mostrar as soluções possíveis”, relata Goulart.

Com a orientação adequada e uso das tecnologias corretas, é possível fazer novos diagnósticos e acompanhar a evolução do erval com a adoção das medidas orientadas pelo Erva 20.

*Com informações da Ascom Embrapa Florestas

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 20 de Outubro de 2019
09:00
Santo do Dia
Sábado, 19 de Outubro de 2019
17:41
Cassilândia
10:00
Receita do Dia
09:00
Santo do Dia
Sexta, 18 de Outubro de 2019
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)