Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Aplicação de borra de café não elimina o Aedes aegypti

Governo do ES - 24 de agosto de 2019 - 13:00

Ao contrário do que muita gente acredita, aplicar borra de café na água das plantas e sobre a terra não ajuda a combater o mosquito transmissor da dengue. A eficácia da borra de café não foi comprovada e a sua utilização não simplifica os cuidados recomendados, que são a eliminação de pratos junto aos vasos de plantas, a colocação de areia até as bordas dos pratos para eliminar a água e lavar pratos com buchas e sabão semanalmente.

No entanto, o medo de adoecer por causa da dengue leva as pessoas a utilizarem alguns métodos que nem sempre são eficazes para o combate ao mosquito. É preciso entender que o melhor remédio para combater o mosquito é a atitude de cada um, por isso, somente com a adoção de novos comportamentos no dia a dia é que se pode contribuir para a prevenção e o controle da ocorrência da doença.

Como se prevenir:

- Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;

- Tirar água dos pratos de plantas;

- Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;

- Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

- Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas;

- Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, pratos de plantas, tonéis e caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.

SIGA-NOS NO Google News