Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

26/03/2006 12:17

Apenas 9% dizem haver tráfico em suas escolas

Aécio Amado/ABr

A violência urbana e a criminalidade exercem forte influência no ambiente ao redor das escolas e é o tráfico de drogas que tem maior presença no dia-a-dia dos alunos. De acordo com a pesquisa "Cotidiano das Escolas: Entre Violências", 9% dos 9.744 alunos ouvidos nas escolas públicas urbanas estaduais e municipais de Belém, Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e do Distrito Federal disseram que existe tráfico em suas escolas.

A coordenadora do trabalho, socióloga Miriam Abromavay, chama atenção para o fato de que 58% dos estudantes declararam não saber se existe tráfico. Para ela, esse resultado pode sugerir a influência da "lei do silêncio", como conseqüência do medo em falar do assunto. Miriam destacou, ainda, que a tensão provocada pela violência é um fator importante a ser considerado nas causas da baixa qualidade do ensino nas escolas públicas urbanas.

Outro problema detectado pela pesquisa diz respeito à presença de gangues dentro das escolas. Miriam explicou que, pelos depoimentos tomados nas escola, os grupos não são formados no espaço escolar, mas fora dele. A escola apenas sofre as conseqüências dos conflitos e brigas externas, que são levadas para o interior do ambiente escolar.

Esses grupos, segundo ela, não consideram os limites da escola como local de formação educacional e desconhecem a autoridade do professor. Os professores afirmam que os alunos que integram essas gangues são os maiores responsáveis pelo clima de tensão nas escolas.

A pesquisa Cotidiano das Escolas: Entre Violências foi divulgada neste sábado (25) no Fórum Mundial de Educação, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
09:09
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)