Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Apenas 5,8 milhões da população concluem a universidade

Cristiane Ribeiro/ABr - 02 de dezembro de 2003 - 13:42

Apenas 5,8 milhões de brasileiros (3,43%) conseguem concluir o curso superior e, nesta parcela da população que chega à universidade, a proporção de brancos é cinco vezes maior que a de negros, pardos e indígenas. Mas, conforme os dados sobre Educação divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base no Censo Demográfico 2000, a situação já avançou em relação a 1991, quando somente 2,7% da população terminavam o curso superior.

Entre a população com 25 anos ou mais de idade que concluiu o nível superior, o estudo mostra que 55% são mulheres. No entanto, entre os pós-graduados, os homens representam 57%, o que, segundo o IBGE, é explicado pelo fato das mulheres nesta faixa etária estarem no pico de sua fecundidade e, portanto, dividindo seu tempo entre trabalho, estudo e cuidados com a família.

Em relação aos cursos, a pesquisa revela que a maior parte (40%) dos que têm nível superior, estão nas áreas de Ciências Sociais (Psicologia, Economia, Comunicação), Administração e Direito. Depois, vem a área de saúde e bem-estar social (Medicina, Odontologia, Enfermagem, Farmácia e Serviço Social), e Educação.

SIGA-NOS NO Google News