Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 17 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Apenas 44% das moradias de MS têm banheiro com atendimento de esgoto

Pesquisa de saúde mostra que apesar de aumento, estado se mantém abaixo da média nacional

Correio do Estado - 05 de setembro de 2020 - 09:40

Apenas 44% das moradias de MS têm banheiro com atendimento de esgoto

Serviços básicos e essenciais para o desenvolvimento e qualidade de vida ainda estão abaixo do ideal. Segundo a Organização mundial da Saúde (OMS), medidas sanitárias básicas são responsáveis por queda de indicadores educacionais em países pobres ou emergentes.

O que parece ser algo muito distante da realidade do sul-mato-grossense, na verdade, é bem mais comum do imaginamos.

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019, 44% das moradias do estado possuem banheiro com acesso a esgoto.

Isso corresponde a 420 mil dos domicílios do estado. Dentro dessa conta estão os banheiros ligados à rede geral de esgoto ou fossa séptica ligada à rede. O número é baixo se comparado à média nacional de 66%.

Apesar de parecer ruim, o número houve avanço desde a última consulta, feita em 2013. Desenvolvida pelo Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a PNS daquele naquele ano apenas 30,2% dos domicílios do MS tinham banheiros com atendimento à rede de esgoto.

De acordo com a pesquisa, a disparidade no Brasil é enorme. São Paulo tem a melhor cobertura, 92,2% em 2019, contra 8,8% do pior estado, Rondônia.

Já relacionado à coleta de lixo, MS se mantém dentro da média nacional com 93% dos domicílios atendidos pelo serviço de limpeza, diretamente ou em caçamba, o equivalente a mil unidades domiciliares. A média nacional foi de 92%.

SIGA-NOS NO Google News