Cassilândia, Quinta-feira, 24 de Setembro de 2020

Últimas Notícias

08/09/2003 16:27

Apenas 25% dos brasileiros têm habilidade plena

Flávia Albuquerque/Agência Brasil

Apenas 25% dos brasileiros, com idade entre 14 e 64 anos, lêem e escrevem sem dificuldades, enquanto 67% têm habilidade média, ou seja, entendem palavras soltas e algumas frases. Os dados foram divulgados hoje pelo Ibope, com base em pesquisa realizada entre os dias 11 e 18 de julho com 2 mil pessoas de todas as regiões do país. A pesquisa também mostrou que os analfabetos totalizam 8% da população e que as mulheres gostam mais de ler que os homens.

A pesquisa "Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional (INAF)", realizada em parceria com o Instituto Paulo Montenegro e a organização não-governamental Ação Educativa, avaliou a capacidade da pessoa de utilizar a leitura e a escrita para suas necessidades diárias e para continuar aprendendo e se desenvolvendo.

De acordo com a coordenadora da ONG Ação Educativa, Vera Masagão, para alguém ser considerado plenamente alfabetizado é preciso que passe pelo menos oito anos na escola, mas, no Brasil, 60% da população não têm ensino básico completo. “Para diminuir essa porcentagem é preciso elevar a escolaridade dessa população com urgência e estabelecer políticas que favoreçam o acesso à leitura”, explicou Vera. Os resultados mostraram que 65% dos entrevistados gostam de ler, mas têm acesso limitado a jornais, revistas e livros devido à dificuldade financeira.

A coordenadora da Ação Educativa destacou que, por se tratarem de jovens e adultos trabalhadores, o espaço de trabalho pode ser fundamental para incentivar a leitura, já que boa parte dos entrevistados tem acesso a jornais, revistas e livros nesse ambiente. “As pessoas que estão ocupadas acabam tendo mais incentivo para ler, por isso as empresas podem ajudar a fomentar o hábito da leitura e incentivar o aperfeiçoamento de suas habilidades de leitura e escrita”, disse.

Vera considerou o novo programa Brasil Alfabetizado, do governo federal, uma iniciativa importante, porque atinge a camada mais excluída da população. Mas ressaltou que é preciso dar continuidade ao aperfeiçoamento dos adultos que participarem dos cursos. “Os dados do INAF mostram que se ele não puder prosseguir com a escolaridade básica ou educação continuada, os ganhos serão muito pequenos, porque com seis meses as pessoas vão parar num nível rudimentar de leitura e não vão conseguir ler um texto mais elaborado”, finalizou.

Segundo o Ibope, a pesquisa INAF foi realizada com o objetivo de contribuir para o debate de políticas públicas, buscando a melhora das habilidades de leitura e escrita.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 24 de Setembro de 2020
Quarta, 23 de Setembro de 2020
11:00
Corrida/Nutrição/Fitness
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)