Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Aparecida abre encontros sobre comércio exterior

APn - 13 de setembro de 2005 - 07:22

Começa nesta quarta-feira em Aparecida do Taboado o ciclo de encontros do Recomex, Reuniões de Comércio Exterior que pretendem divulgar a cultura exportadora no Estado e debater alternativas para que os pequenos empresários tenham capacidade de concorrer no mercado externo. Até o fim do ano serão realizados em Mato Grosso do Sul oito encontros, que devem reunir empresas de 31 municípios.

Mato Grosso do Sul exportou para 119 países durante 2004, movimentando aproximadamente US$ 643 milhões. Porém, do volume exportado, menos de 50% corresponde a movimentação de empresas genuinamente sul-mato-grossenses.

De acordo com a Assesul, órgão vinculado ao Gabinete do Governador e responsável pela política e relações internacionais, o principal fator para a baixa participação de empresas do Estado está na exportação indireta, quando por falta de conhecimento ou estrutura pequenos empresários vendem seus produtos para grandes empresas, que processam a exportação.

Nos encontros serão apresentados projetos da Secretaria Estadual de Produção e Turismo, do sistema Fiems-Ciems, do Inmetro, do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal, dos Correios, da Infraero e do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio para parceria no processo de exportação de micro e pequenas empresas.

Serviço - O primeira encontro do Recomex acontece dia 14 de setembro no Centro Cultural e Pedagógico, na Avenida Orlando Mascarenhas, ao lado da prefeitura de Aparecida do Taboado. A reunião começa a partir das 19h00, com entrada franca.


Marcio Breda - APn

SIGA-NOS NO Google News