Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Anvisa volta a permitir venda de remédios nos balcões das farmácias

Agência do Rádio - 27 de julho de 2012 - 07:45

A Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, alterou a resolução que proibia a venda de medicamentos sem prescrição médica fora do balcão. A decisão partiu de um estudo que comprovou que os objetivos esperados pela antiga regra não foram alcançados, como evitar a intoxicação por consumo de medicamentos de forma incorreta, por exemplo. Agora, com a nova determinação, os remédios vão ficar disponíveis nas gôndolas das farmácias, ao alcance de todos os consumidores. É o que explica o ministro da Saúde, Alexandre Padilha:


\"Além de dar esse direito ao consumidor, estabelece que esses medicamentos tem que ficar em uma prateleira em um espaço separado, numa área separada. E obriga também a farmácia a colocar cartazes de aviso que reforcem os riscos da automedicação e da intoxicação.\"

Para o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a antiga decisão não beneficiava a população:



\" Ela estava reduzindo o direito que o consumidor tem de escolher entre os vários produtos do mesmo principio ativo qual o medicamento que ele gostaria de comprar. Então a pessoa tinha reduzido a sua opção de escolher naquele principio ativo, qual era o medicamento mais barato, ou que ela estava mais acostumada a consumir.\"

A nova regra da Anvisa que determina a volta da venda dos remédios nos balcões das farmácias será publicada nesta sexta-feira.

Reportagem, Débora Rocha


SIGA-NOS NO Google News