Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Anvisa suspende venda de 29 produtos

14 de setembro de 2007 - 08:47

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a venda de 29 produtos sem registro e interditou por 90 dias um lote de xampu infantil. Do total, 23 itens são da empresa Meldica Indústria e Comércio de Produtos Naturais de Iço, do Ceará.

A medida, anunciada ontem, deve-se à ausência de registro dos produtos na Anvisa. 'Todo e qualquer produto, seja natural ou industrializado, tem de passar pelo crivo sanitário', afirma o gerente-geral de inspeção e controle de medicamentos e produtos da agência, Roberto Barbirato.

Entre os produtos da Meldica, estão chás e xaropes feitos à base de mel, própolis, hortelã e gengibre. Barbirato alerta para o equívoco de acreditar que produtos naturais não fazem mal à saúde.

'Tem de saber a origem, como foi processado, onde foi estocado. Primeiro, a empresa precisa de autorização para fabricar produtos, depois, o produto precisa estar apto para o consumo.'

Outra empresa que vende produtos chamados naturais e deverá recolher um deles definitivamente é a From Brasil Bem Natural, com endereço desconhecido. Segundo a Anvisa, o Chá de Ipê-Roxo também não tem registro. (Veja no quadro a lista de cosméticos e medicamentos suspensos).

A Anvisa também anunciou, anteontem, a interdição temporária e cautelar do lote nº 681 do xampu Disney Baby, de fabricação da Lipson Cosméticos, com sede em Diadema, no ABC paulista. De acordo com o órgão, o produto é legítimo e registrado, mas em um dos lotes foi detectado um teor de acidez maior que o permitido por lei. Durante 90 dias, serão feitos testes com o xampu, para saber se ele pode ou não ser liberado. A diretoria da Lipson Cosméticos não quis atender a reportagem.

Barbirato afirma que todo medicamento vendido no Brasil é vistoriado pelo menos uma vez por ano. Outras inspeções podem ser feitas a partir de suspeitas ou denúncias de consumidores. Para reclamar sobre um produto com suspeita de irregulares, o telefone gratuito é 0800-61-1997.

ITENS RECOLHIDOS

COSMÉTICOS

Xampu Disney Baby (Lipson, lote nº 681); Loção Clareadora Koalla (Sinapse); Escova Progressiva e Shampoo Kerat Progress

MEDICAMENTOS

Prostatan, Enzilmédica Suplemento Vitamínico, Ativa Sex, Xaropes com Mel, Abacaxi, Própolis, Agrião, Hortelã, Guaco, Cumaru, Alho, Eucalipto, Gengibre, Romã, Óleo de Copaíba, Andiroba, Calmanate, Biofortan, Vita-Meldica Complemento Vitamínico, Própolis, Caltrax, Diabetticol, Verminam, Fortti Méldica, Não Stress, Multiervas e Propollen (Meldica); Chá de Ipê-Roxo (From Brasil Bem Natural ); Atalin Suspensão Oral (Gemballa)

LIMPEZA

Facilita (Araújo Produtos)



Estadão

SIGA-NOS NO Google News