Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

27/09/2005 07:58

Anvisa regulamenta funcionamento de casa para idosos

Agência Saúde

Em comemoração ao Dia do Idoso, a Anvisa publica amanhã (27/9), no Diário Oficial da União, a Resolução RDC 283, que regulamenta o funcionamento de instituições que cuidam de idosos. O objetivo é garantir à população idosa moradia com qualidade, serviços e direitos assegurados na Lei 8.842/94 e também previstos no Estatuto do Idoso.

A nova legislação garante a prevenção e redução de riscos sanitários à saúde, os quais ficam expostos os idosos usuários de instituições de longa permanência com caráter residenciais e destinadas à moradia coletiva - asilos - que comportem pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. As instituições que atendem a este público têm o prazo de 24 meses para se adequarem, a partir da data de publicação da RDC. Os estabelecimentos que abrirem depois desta divulgação só iniciarão as atividades atendendo às novas regras.

As normas para o funcionamento técnico destes estabelecimentos abrangem, em, suas condições gerais, à garantia dos direitos humanos (civis, políticos, econômicos, sociais, culturais e individuais), à organização legal do lugar (alvará sanitário), aos recursos humanos que atendem aos idosos e à infra-estrutura física da casa. Prevê, também, a elaboração de um plano de trabalho que contemple as atividades previstas na lei. As vigilâncias sanitárias estaduais, municipais e do Distrito Federal são as responsáveis pela fiscalização e inspeção do regulamento técnico estabelecido. O descumprimento dessa legislação prevê penalidades sanitárias que vão desde o pagamento de multas até o fechamento da instituição.

Conheça alguns itens da Resolução que asseguram a integridade e o bem-estar dos idosos:

- os direitos e garantias dos idosos, inclusive o respeito à liberdade de credo e a liberdade de ir e vir, desde que não exista restrição determinada pela equipe de saúde responsável;

- a promoção da convivência mista entre os residentes de diversos graus de dependência;

- a instituição de longa permanência para Idosos deve estar legalmente constituída e apresentar:

a) Estatuto registrado;

b) Registro de entidade social;

c) Regimento Interno.

A medida é parte das ações que o Governo Federal vem implantando para promover a proteção e garantir o bem-estar por meio de políticas públicas voltadas à população idosa. A resolução foi um trabalho conjunto da agência com os ministérios da Saúde e Desenvolvimento Social e Combate à Fome e com s Subsecretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os idosos representam um grupo populacional que chega a 15 milhões de pessoas no Brasil (8,6% da população), e que pode vir a dobrar em 2025.



Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)