Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Anvisa quer atingir o cidadão em 2005, diz Maierovitch

Benedito Mendonça / ABr - 17 de dezembro de 2004 - 10:15

O grande desafio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para 2005 é trabalhar melhor a comunicação e fazer chegar às pessoas informações do que é importante para proteger a saúde. A afirmação foi feita hoje pelo presidente da Anvisa, Claúdio Maierovitch, ao mostrar o balanço das principais atividades do órgão durante este ano. "Pretendemos investir neste campo, levando conhecimento para o cidadão sobre aquilo que ele consome de medicamentos, de alimentos ou quando se utiliza dos serviços de saúde".

A idéia do presidente da Anvisa é promover ações que possibilitem que "os verdadeiros fiscais da saúde no Brasil sejam os próprios cidadãos". Esse objetivo será alcançado, segundo Maierovitch, em interação com as vigilâncias sanitárias, com as secretarias municipais e com o Ministério da Saúde. "Assim, a Anvisa pretende promover ainda mais a saúde no Brasil", disse.

Ao se referir às metas alcançadas em 2004, Maierovitch assinalou que este foi um ano em que a Anvisa "aprendeu a trabalhar mais em conjunto com o Ministério da Saúde". Neste sentido, várias das ações da Vigilância Sanitária foram complementares às ações do ministério na sua estrutura própria, como os serviços de saúde, a política de medicamentos e o controle de doenças. "Esse aspecto tem sido muito positivo", defendeu ele.

No entendimento do presidente da Anvisa, este ano também foi de muita movimentação na área de medicamentos. A Agência está passando por um processo de revisão de todos os cerca de 14 mil medicamentos similares que estão no mercado brasileiro e isso, de acordo com Claúdio Maierovitch, "significa muito trabalho e muito conflito". Ele lembrou que agora todos os medicamentos similares passam por testes que demonstram que são idênticos aos medicamentos originais.

Além disso, afirmou, a Anvisa teve outro momento positivo na própria estruturação do órgão. Maerovitch lembrou que a Agência surgiu em 1999 e vem sendo montada progressivamente e às vezes com uma série de improvisações. "Neste ano, nós tivemos nosso primeiro concurso público e, a partir de 2005, passamos a trabalhar com um quadro próprio de pessoas que deverá permanecer por muito tempo na atividade de vigilância sanitária", comemora, lembrando ainda o projeto da construção da sede própria da Anvisa que também deverá acontecer no próximo ano.

Maierovitch disse acreditar que em 2005 a Anvisa promova o desdobramento das várias atividades iniciadas este ano. "O exemplo da conduta de fiscalização sobre os medicamentos similares se intensifica em 2005 quando nós começaremos a rever o registro de outras categorias de medicamentos que não aqueles de altíssimo risco", projetou.

SIGA-NOS NO Google News