Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Anvisa proíbe venda do agrotóxico no Brasil

Agência do Rádio - 10 de julho de 2012 - 08:01

A Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, proibiu neste mês a venda do agrotóxico metamidofós, presente em um inseticida desenvolvido para combater pragas que atacam plantações de algodão, amendoim, batata, feijão, soja, tomate e trigo. Em janeiro de 2011, a Agência havia determinado a retirada do produto do mercado nacional. A decisão partiu de estudos que comprovaram que o metamidofós afeta de forma significativa o sistema nervoso das pessoas, trazendo prejuízos para a saúde. Em um país em que ele era usado, o número de suicídios aumentou. De acordo com o gerente geral de Toxicologia da Anvisa, Luiz Cláudio Meirelles, a decisão beneficia toda a sociedade:

\\\" O resultado final disso vai ser uma proteção muito maior do trabalhador porque a toxidade desse agrotóxico era bastante elevada e vai beneficiar os consumidores também porque não teremos mais resíduos desse agrotóxico nos alimentos e que a gente encontrava muito. Então, a sociedade ganha muito mais com essa decisão da Anvisa. \\\"

O gerente geral de Toxicologia da Anvisa, Luiz Cláudio Meirelles, garantiu que a proibição do agrotóxico metamidofós não vai prejudicar o trabalho dos agricultores:


\\\" Nós temos outros inseticidas que ocupam o lugar do metamidofós sem maiores problemas e com o perfil toxicológico bem mais favorável se pensarmos na proteção a saúde humana.\\\"
: O agrotóxico metamidofós também foi proibido na Europa, China, Japão e em outros países.

Reportagem, Débora Rocha


SIGA-NOS NO Google News