Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Anvisa proíbe venda de cola de sapateiro a adolescentes

Fernanda Mathias / Campo Grande News - 14 de junho de 2006 - 13:48

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) baixou resolução que aperta as regras para a venda de cola de sapateiro, solvente usado indevidamente para inalação, como alucinógeno, e que afeta o sistema nervoso central. Os estabelecimentos terão 180 dias para se adequar. Uma das regras é que menores de 18 anos não podem comprar o produto e todo estabelecimento comercial que trabalha com esses produtos terá de providenciar, para cada uma das embalagens, um número de controle individual, permitindo relacioná-lo à nota fiscal de compra. Assim fica monitorada a quantidade disponível em estoque.

Além disso, o comprador terá de ser identificado por ficha elaborada pela Anvisa, onde constam número do documento de identidade e assinatura do comprador e dados como data da venda, nome do estabelecimento, número de controle e produto vendido. Os rótulos deverão trazer advertências sobre riscos à saúde (por exemplo, “Veneno: perigosa a ingestão ou inalação”) e figuras ilustrando atenção ao perigo. Os fabricantes têm até dezembro deste ano para efetuar as alterações necessárias.

Outra exigência é que as empresas desenvolvam pesquisas para adicionar substâncias de odor repugnante aos produtos, respeitando a especificidade e a diversidade de uso, para impedir sua inalação abusiva. Isso deve ser feito até dezembro de 2007, período dado aos fabricantes para que realizem as avaliações tecnológicas.
Os solventes , segundo a Anvisa são a droga mais consumida entre estudantes, independentemente da classe social, nas 27 capitais brasileiras, segundo levantamento feito em 2004 pelo Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas com alunos do ensino fundamental e médio. Podem causar danos irreversíveis ao sistema nervoso.

SIGA-NOS NO Google News