Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Anvisa manda banir tipo de agrotóxico a partir de 2013

Campo Grande News/ Marta Ferreira - 17 de agosto de 2010 - 08:45

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, ontem, resolução que determina o banimento do Brasil do ingrediente ativo endossulfan, um agrotóxico. A determinação é fundamentada em estudos toxicológicos que associam o uso desse agrotóxico, considerado extremante tóxico, a problemas reprodutivos e endócrinos em trabalhadores rurais e na população.

A retirada será gradual, com prazo até 2013. Nesse período, o endossulfan só poderá ser utilizado em dez estados, entre eles Mato Grosso do Sul.

De acordo com cronograma estabelecido pela norma, a partir de 2011, o produto não poderá ser mais importado e a fabricação em território nacional será proibida a partir de 31 de julho de 2012. A retirada total do mercado deve ocorrer em 2013.

Durante o período de retirada gradual, o endossulfan só poderá ser utilizado em Mato Grosso do Sul: Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. Segundo a Anvisa, nesses locais onde o produto continuará permitido durante até 2013, a distribuição e a comercialização terão medidas de controle severas.

SIGA-NOS NO Google News