Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Anvisa limitará prescrição médica de moderadores

Alex Rodrigues/ABr - 09 de janeiro de 2007 - 08:53

Brasília - A fim de reduzir o consumo crescente dos moderadores de apetite, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está elaborando uma resolução que limitará a prescrição e comercialização médica desses medicamentos. A medida também irá reforçar a proibição de os chamados anorexídeos serem misturados a outros remédios. O prazo para consulta pública sobre o teor da resolução termina no dia 12 de fevereiro.

Segundo o gerente-geral de Inspeção da Anvisa, Roberto Barbirato, a proposta, que já vem sendo discutida desde 2003, ganhou novo fôlego após as mortes por anorexia de quatro jovens.

A principal mudança será a adoção de um novo modelo de receita médica. Atualmente, os médicos usam um receituário do tipo B, que pode ser impresso em qualquer gráfica a pedido do próprio médico. A partir da publicação da nova resolução, moderadores de apetite, a exemplo da morfina, só poderão ser prescritos em receitas do tipo A. Estas, além de amarelas, são distribuídas exclusivamente pela vigilância sanitária dos estados ou municípios.

Barbirato disse que a resolução permitirá maior controle dos órgãos fiscalizadores, colaborando para coibir o consumo exagerado de anorexídeos. “Poderemos controlar se um determinado profissional está receitando estes remédios exageradamente. E se houver um risco sanitário, será só diminuir a liberação dos talões de receitas”, argumentou.

De acordo com a Anvisa, o acompanhamento médico é fundamental para que pacientes utilizem moderadores de apetite. Mesmo em casos de obesidade mórbida, o medicamento é visto como um dos últimos recursos a serem utilizados. Compostos por complexos anfetamínicos, ansiolíticos, laxantes, diuréticos, entre outros, podem gerar dependência física e psíquica.


SIGA-NOS NO Google News