Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

09/01/2007 08:53

Anvisa limitará prescrição médica de moderadores

Alex Rodrigues/ABr

Brasília - A fim de reduzir o consumo crescente dos moderadores de apetite, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está elaborando uma resolução que limitará a prescrição e comercialização médica desses medicamentos. A medida também irá reforçar a proibição de os chamados anorexídeos serem misturados a outros remédios. O prazo para consulta pública sobre o teor da resolução termina no dia 12 de fevereiro.

Segundo o gerente-geral de Inspeção da Anvisa, Roberto Barbirato, a proposta, que já vem sendo discutida desde 2003, ganhou novo fôlego após as mortes por anorexia de quatro jovens.

A principal mudança será a adoção de um novo modelo de receita médica. Atualmente, os médicos usam um receituário do tipo B, que pode ser impresso em qualquer gráfica a pedido do próprio médico. A partir da publicação da nova resolução, moderadores de apetite, a exemplo da morfina, só poderão ser prescritos em receitas do tipo A. Estas, além de amarelas, são distribuídas exclusivamente pela vigilância sanitária dos estados ou municípios.

Barbirato disse que a resolução permitirá maior controle dos órgãos fiscalizadores, colaborando para coibir o consumo exagerado de anorexídeos. “Poderemos controlar se um determinado profissional está receitando estes remédios exageradamente. E se houver um risco sanitário, será só diminuir a liberação dos talões de receitas”, argumentou.

De acordo com a Anvisa, o acompanhamento médico é fundamental para que pacientes utilizem moderadores de apetite. Mesmo em casos de obesidade mórbida, o medicamento é visto como um dos últimos recursos a serem utilizados. Compostos por complexos anfetamínicos, ansiolíticos, laxantes, diuréticos, entre outros, podem gerar dependência física e psíquica.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)