Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

08/12/2006 07:51

Anvisa dirá se peixes do rio Paraná podem ser consumidos

Fernanda Mathias/Campo Grande News

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é quem dará a palavra final sobre a suspensão ou não do consumo de peixes do Rio Paraná, onde foram encontradas espécies com acúmulo de metais pesados na musculatura (cobre e mercúrio). A informação foi dada esta manhã, em entrevista ao Bom Dia MS, da TV Morena, pelo superintende de Pesca, Thomaz Liparelli. De acordo com ele, a Anvisa deve ser acionada ainda hoje.

Esta semana ocorreu no Paraná reunião envolvendo técnicos de Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo para tratar da contaminação por metais pesados e mortalidade de peixes no Rio Paraná, que vem ocorrendo desde Jupiá até Porto Primavera. Os dois fatores não estariam necessariamente relacionados. Há suspeitas de que a mortalidade possa estar sendo causada por conta de toxinas liberadas por algas.

A presença de metais pesados na musculatura dos peixes, especialmente o armau (abotoado) e cascudo, preocupa, uma vez que estes metais são cancerígenos. Apesar disso, o índice estaria abaixo do limite máximo previsto pela OMS (Organização Mundial de Saúde).

Para descobrir a fonte contaminadora, está sendo desenvolvida fiscalização envolvendo as esferas estadual e federal, que vai detectar os efluentes de indústrias localizadas às margens do Rio Paraná e identificar o responsável pelo lançamento dos metais no rio. Também foi montada uma rede de monitoramento de plantas e peixes numa extensão de 600 quilômetros do rio.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)