Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 1 de Maio de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Anvisa dirá se peixes do rio Paraná podem ser consumidos

Fernanda Mathias/Campo Grande News - 08 de dezembro de 2006 - 07:51

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é quem dará a palavra final sobre a suspensão ou não do consumo de peixes do Rio Paraná, onde foram encontradas espécies com acúmulo de metais pesados na musculatura (cobre e mercúrio). A informação foi dada esta manhã, em entrevista ao Bom Dia MS, da TV Morena, pelo superintende de Pesca, Thomaz Liparelli. De acordo com ele, a Anvisa deve ser acionada ainda hoje.

Esta semana ocorreu no Paraná reunião envolvendo técnicos de Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo para tratar da contaminação por metais pesados e mortalidade de peixes no Rio Paraná, que vem ocorrendo desde Jupiá até Porto Primavera. Os dois fatores não estariam necessariamente relacionados. Há suspeitas de que a mortalidade possa estar sendo causada por conta de toxinas liberadas por algas.

A presença de metais pesados na musculatura dos peixes, especialmente o armau (abotoado) e cascudo, preocupa, uma vez que estes metais são cancerígenos. Apesar disso, o índice estaria abaixo do limite máximo previsto pela OMS (Organização Mundial de Saúde).

Para descobrir a fonte contaminadora, está sendo desenvolvida fiscalização envolvendo as esferas estadual e federal, que vai detectar os efluentes de indústrias localizadas às margens do Rio Paraná e identificar o responsável pelo lançamento dos metais no rio. Também foi montada uma rede de monitoramento de plantas e peixes numa extensão de 600 quilômetros do rio.

SIGA-NOS NO Google News