Cassilândia, Segunda-feira, 27 de Março de 2017

Últimas Notícias

08/12/2006 07:51

Anvisa dirá se peixes do rio Paraná podem ser consumidos

Fernanda Mathias/Campo Grande News

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é quem dará a palavra final sobre a suspensão ou não do consumo de peixes do Rio Paraná, onde foram encontradas espécies com acúmulo de metais pesados na musculatura (cobre e mercúrio). A informação foi dada esta manhã, em entrevista ao Bom Dia MS, da TV Morena, pelo superintende de Pesca, Thomaz Liparelli. De acordo com ele, a Anvisa deve ser acionada ainda hoje.

Esta semana ocorreu no Paraná reunião envolvendo técnicos de Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo para tratar da contaminação por metais pesados e mortalidade de peixes no Rio Paraná, que vem ocorrendo desde Jupiá até Porto Primavera. Os dois fatores não estariam necessariamente relacionados. Há suspeitas de que a mortalidade possa estar sendo causada por conta de toxinas liberadas por algas.

A presença de metais pesados na musculatura dos peixes, especialmente o armau (abotoado) e cascudo, preocupa, uma vez que estes metais são cancerígenos. Apesar disso, o índice estaria abaixo do limite máximo previsto pela OMS (Organização Mundial de Saúde).

Para descobrir a fonte contaminadora, está sendo desenvolvida fiscalização envolvendo as esferas estadual e federal, que vai detectar os efluentes de indústrias localizadas às margens do Rio Paraná e identificar o responsável pelo lançamento dos metais no rio. Também foi montada uma rede de monitoramento de plantas e peixes numa extensão de 600 quilômetros do rio.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 27 de Março de 2017
Domingo, 26 de Março de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 25 de Março de 2017
21:10
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)