Cassilândia, Domingo, 27 de Setembro de 2020

Últimas Notícias

20/10/2003 08:03

Anvisa anuncia novo modelo de bulas de remédios

Lourival Macedo/ABr

A partir do segundo semestre de 2004 um novo modelo já estará acompanhando os medicamentos, com letras maiores e textos adequados e de fácil compreensão por médicos e pacientes. O anúncio foi feito pela consultora técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Gilvânia de Melo, responsável pelo projeto E-Bulas (Sistema de Gerenciamento Eletrônico de Bulas), que a Anvisa submeteu, no último fim-de-semana, no Rio de Janeiro, às indústrias farmacêuticas sediadas naquele estado. “O objetivo é padronizar a linguagem para que o texto da bula se torne a cada dia mais um veículo efetivo de informação e comunicação em matéria de saúde e de medicamento”, disse Gilvânia.

As bulas de remédios atualmente não agradam consumidores nem médicos. Pesquisa realizada pela Anvisa, constata que o tamanho (diminuto) das letras é o campeão de reclamações. A segunda reclamação do usuário de medicamento é que o texto está numa linguagem tão técnica que inviabiliza a compreensão. Para o consumidor José Porto, de Brasília, a bula é muito complicada, “fica difícil para a gente entender as informações importantes que precisamos saber, como indicações, contra-indicações, fórmulas do medicamento. É muita coisa que precisa mudar, principalmente o tamanho das letras”.

De acordo com a pesquisa de mercado da Anvisa, os profissionais de saúde, como médicos e farmacêuticos, argumentam que o texto das bulas tem poucas informações ou estão num nível muito superficial.

Para tornar as informações mais adequadas, tanto para o paciente quanto para o profissional de saúde, a consultora da Anvisa disse que as bulas terão dois textos: ”um que será voltado para o usuário de medicamento,onde estamos trabalhando questões ligüísticas para facilitar a compreensão do texto, e outro voltado especificamente para o profissional de saúde, onde a gente vai poder aprofundar as informações para fornecer aquilo que ele necessita”.

O conjunto de mudanças para melhorar a qualidade das informações contidas nas bulas é fruto da resolução no. 140, da Anvisa, publicada no dia dois de maio, no Diário Oficial da União. Para o diretor da Agência e coordenador do convênio com o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME), Ricardo Oliva, o projeto E-bulas é o primeiro passo para a mudança. Por esse sistema as indústrias farmacêuticas passam a utilizar o sistema eletrônico para atualizar as informações das bulas junto à Anvisa.

“A principal vantagem será a redução do tempo necessário para a validação e análise dos textos pela Agência e a relação de confiança que se cria entre o governo e a indústria farmacêutica, disse Ricardo Oliva, adiantando que o sistema se relacionará com bases de dados científicos internacionais e apresentará o histórico completo das alterações e atualizações dos textos, além da grande vantagem para a população, que é a melhoria da informação e da prescrição médica.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 27 de Setembro de 2020
11:00
Corrida/Nutrição/Fitness
Sábado, 26 de Setembro de 2020
07:28
Cassilândia/São José do Rio Preto
Sexta, 25 de Setembro de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)