Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

ANVISA alerta que substituir refeições por "ração humana” pode trazer riscos à saúde

Agência do Rádio - 08 de junho de 2011 - 07:53

As famosas \"rações humanas\" ganharam destaque na mesa dos brasileiros como aliados na busca pelo peso ideal. Porém, trocar uma refeição completa por esse composto pode ser prejudicial para a saúde. É o que alerta a ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária. O nutricionista do Hospital Federal da Lagoa do Rio de Janeiro, Felipe Rizzetto, explica os riscos para a saúde de quem opta por essa troca, acreditando ser uma fórmula mágica.

\"A ração humana não é um alimento nutricionalmente falando completo. Na verdade, você tem falta de carboidratos, de proteínas que vão fazer falta no organismo. Então, quando você substitui as grandes refeições, como o almoço, o jantar pela ração humana você acaba tendo carência de nutrientes e isso pode gerar uma série de problemas como anemia, a pessoa pode ter fadiga muscular, se ela faz atividade física pode ter uma deficiência muscular pós treino.\"

A Agência recomenda ainda que nas embalagens não podem conter informações classificando o produto como terapêutico e emagrecedor. A Anvisa destaca ainda que o nome \"ração humana\" não poderá mais estar no rótulo porque não orienta o consumidor sobre as características do produto. As rações humanas são compostas por uma mistura de diferentes cereais, farinhas, farelos e fibras. Além de outros ingredientes, como: guaraná em pó, gelatina em pó, cacau em pó, levedo de cerveja, extrato de soja, linhaça e gergelim.

Reportagem, Vanessa Silvestre


SIGA-NOS NO Google News