Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Anticoncepcional genérico chega às farmácias

Agência do Rádio - 02 de abril de 2007 - 10:40

Em breve, as mulheres brasileiras vão ter mais uma possibilidade de evitar a gravidez. No último mês, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, liberou a fabricação de genéricos da pílula anticoncepcional. O novo medicamento deve chegar às farmácias dentro de alguns meses. O uso de contraceptivo pelas mulheres possui muitos benefícios, como explica o ginecologista Fernando Henrique Mota.

"Como método anticonceptivo, o anticoncepcional tem uma vasta lista de vantagens. Não só em regularizar a menstruação, também na diminuição de sintomas da TPM, de modo geral, tanto psicológicos, quanto inchaços, irritabilidade, diminuição de cólicas, diminuição de sangramentos. Vantagens são muitas. Algo que a gente tem de tomar cuidado são os efeitos colaterais, como toda e qualquer medicação. È importante a orientação médica porque a eficácia da medicação depende da utilização correta".

Os fabricantes precisam entrar com pedido de registro na Anvisa para serem autorizados a produzir o anticoncepcional genérico. Por esse motivo, a chegada do medicamento às farmácias de todo o País ainda vai levar alguns meses. A Anvisa faz um alerta. Ao comprar um medicamento genérico, é preciso verificar se o princípio ativo corresponde ao do medicamento de referência.

De Brasília, Priscila Machado



SIGA-NOS NO Google News