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22/09/2013 15:07

Antecipando tendências - Radar de moda

* Por María Julia Costa

A moda nos últimos tempos tem nos deixado mais aflitas do que nunca, pois na forma e velocidade com que ela vem se apresentando, nos leva a perguntar: E agora? Ontem fui às compras, usei minhas roupas duas vezes e ela já passou de moda?

A cada temporada, o Brasil apresenta apostas e modas novas, pois é assim que o comércio vive, trazendo novidades e nós clientes aceitando-as ou não. Neste momento, passamos pelo modo da customização, aonde tudo tem que ter a nossa cara, comunicar quem somos. Isso é tendência, é estilo.

Não estou dizendo que hoje as pessoas passaram a ter um estilo, estou me referindo ao fato pelo qual elas começaram a perceber que as escolhas que elas fizeram são válidas também, deixando de ser apenas aceitas as ideias e propostas dos mais famosos estilistas.

Nesse momento, surge nesta corrida pelas tendências um profissional chamado de Coolhunter. Ele tem a missão de investigar e descobrir no mercado os seguintes itens: Quem, Como , Quando, Onde, Quanto, Por quê?, as pessoas usariam uma determinada moda, cor e, assim, chegar a uma nova tendência. Portanto, tendência é uma aposta que fazemos para nortear as fábricas naquilo que pode vir a cair no gosto do coletivo.

Moda punk

A minha aposta para a nova coleção vem do estilo punk, que vem fazendo a cabeça das famosas no hemisfério norte, sustentando a teoria de que não somos todos iguais. Mesmo adotando o estilo punk, podemos dar uma espécie de grito de liberdade dizendo: Olhem para mim, sou diferente e eu me aceito.

Este estilo é uma derivação do street style (ou moda de rua), inspirado nas ruas dos guetos dos Estados Unidos. Vem de pessoas que se agrupam em tribos, seguindo roteiros, vestidas de uma determinada forma, bem como se comportando e agindo de maneira particular.

Na próxima estação você verá:

- Peças em neon, aquelas que de longe brilham.

- Cores chamativas, dentre elas, laranja, pink, verde e azul, tomarão conta das araras. Em contrapartida, o preto, vermelho e branco também estarão em alta.

- Cabelos: batidos, espetados e/ou "diferentes" como costumamos chamar no Brasil.

- Acessórios /outros: braceletes de couro e peças com spikes, além de coturnos e maquiagem forte e borrada também estarão em alta.

Portanto, para responder a sua pergunta, saiba que quem faz a moda é você. A indústria sempre propõe mudanças, estilos e novas modas. Mais do que saber sobre moda, você precisa dominar seu corpo, cores que valorizam a pele, e, então, definir seu estilo. Assim, você não ficará refém das tendências, ganhará liberdade para compor e criar sua própria identidade.

Autora: María Julia Costa é consultora de estilo e imagem (www.mariajuliacosta.com.br).

María Julia Costa – Consultora de estilo e imagem

María Julia Costa atua no segmento de Consultoria de Estilo e Imagem Pessoal desde 2009, sendo formada em Imagem Pessoal, em São Paulo e Imagem Pública e Política, em Buenos Aires (Argentina). É formada em Coach, pela Sociedade Latino Americana de Coach, em CoolHunter, pela Universidade de Palermo (Argentina), Eneagrama, pelo Instituto Eneagrama, tem MBA em Marketing e é bacharel em Turismo. Para completar a formação, fez curso de maquiagem profissional também em Buenos Aires.

Desde 2008, a consultora atua como docente ministrando cursos de formação profissional em Consultoria de Imagem, Personal Stylist, Maquiagem Profissional, Etiqueta Profissional, Marketing Pessoal, Vendas e Cerimonial de Eventos em instituições renomadas como o SENAC (GO) e CDL (GO). Atualmente, é diretora do curso de Consultoria de Imagem em Goiânia.

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