Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Anorexia - Distúrbio alimentar também atinge os homens

Agência do Rádio - 27 de setembro de 2006 - 07:43

A anorexia é um distúrbio alimentar que acomete, principalmente, as mulheres. Mas, nos últimos tempos, os casos da doença vêm aumentando entre jovens do sexo masculino. Assim como nas meninas, o padrão de magreza imposto pela cultura atual é o principal fator que leva os garotos a comer menos e a passar muito tempo na academia. O psiquiatra Rafael Boechat explica que não existem diferenças entre a anorexia masculina e a feminina e relata alguns indícios da doença.


"Os primeiros sintomas são, obviamente, a perda de peso e também a questão psicológica importante de não estar satisfeito com o corpo, sempre achar que está um pouco acima do que gostaria. Então, são pessoas normalmente bastante ligadas à questão da imagem corporal. E pode evoluir para a bulimia, que é um pouquinho diferente, mas é muito comum e está associada à anorexia também."

Depressão, síndrome do pânico e comportamentos obsessivo-compulsivos também podem ser sinais da doença, que pode inclusive levar à morte. Por isso, a família deve estar atenta e, ao menor sinal de anorexia, deve procurar a ajuda de especialistas.

De Brasília, Eline Santos

SIGA-NOS NO Google News