Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ano de eleições: "vale tudo”, por Manoel Afonso

15 de julho de 2008 - 10:23

“Pura coincidência” – diriam alguns. “Sei não” – reagiria qualquer filósofo mineiro de roda de bar. De olho na sucessão presidencial o Governo quer ganhar as eleições nas grandes capitais e para isso usa dos inúmeros mecanismos que tem à disposição. O caso das prisões de Dantas Nahas e Pitta também tem que ser olhado sob o prisma eleitoreiro. Ignorá-lo é assinar atestado de ingenuidade.
Não se discute a culpabilidade dos suspeitos, mas sim a forma policialesca e ilegal como as operações ocorreram. O Governo Petista, a exemplo do ocorreu em outros episódios gritantes como da Daslu, do Maluf e da Schincariol, montou uma operação cinematográfica, com direito a filmagem exclusiva da Globo. O objetivo é tentar passar aos menos informados a imagem de que esse governo não faz distinção entre ladrão de margarina em supermercado e ricos empresários. No fundo fundo aflora o ranço marxista de quem inveja aqueles bem sucedidos financeiramente, como se eles fossem os únicos culpados do atual estágio de corrupção e desigualdade social.
Do ponto de vista legal, agora falando como advogado, não custa lembrar que cabe ao presidente do STF respeitar e proteger a Constituição, como fez Gilmar Mendes na questão da presunção de inocência. Agindo assim garantiu o direito de defesa, pois não existe no Direito a figura da prisão para o simples ato de interrogatório. Se a pessoa tem endereço certo para ser intimada não há razões para sua prisão. O mais absurdo é o ministro Tarso Genro avalizar a ação ilegal da Polícia Federal, querendo passar a imagem de que o país viveria “novos tempos”. É o caso de se perguntar: e os políticos corruptos?
É esse mesmo Governo que no episódio dos “petistas aloprados” fez mil peripécias para esconder dos holofotes da mídia o monte de dinheiro destinado a compra do dossiê tucano. É esse Governo que não mandou algemar os petistas com dólares na cueca e os implicados no mensalão. Cabe agora aos formadores de opinião denunciar essa armação petista de “justiça para todos”, sob o risco de perdermos todas as conquistas do Estado democrático. O PT combateu a Ditadura para chegar ao poder e agora abona praticas ilegais só vistas em regimes totalitários.
Quem viver verá! Nos palanques esses episódios serão abordados pelos candidatos do Governo. Eles passarão a imagem de que neste país os ricos – exploradores dos pobres - também são algemados e levados para a cadeia, com direito inclusive a manchete do Jornal Nacional. Enquanto isso, os bandidos continuarão atemorizando o cidadão, sem a proteção legal; os doentes morrendo nos corredores dos hospitais e os políticos corruptos não tendo do que reclamar. Como li em algum lugar: “Deus queira que os poços de petróleo recém descobertos possam estender as bolsas-esmolas a todas as classes sociais.”


Manoel Afonso

SIGA-NOS NO Google News