Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Animais silvestres de MS enviados para zoológico do PR

Jacqueline Lopes / Campo Grande News - 01 de setembro de 2005 - 13:58

Cassilândia News
Cassilândia News

O Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) encaminhou ontem mais 16 animais a um zoológico paranaense porque não apresentavam as condições necessárias para serem devolvidos à natureza. Foram levados quatro jaguatiricas, dois tamanduás, nove araras e um furão. Desta vez o destino dos animais foi o Refúgio Ecológico Bela Vista, em Foz do Iguaçu (PR), mantido pela Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional.

No dia 18 de maio o Cras enviou 35 animais para um zoológico de Sorocaba (SP). “Ninguém quer macaco e onça. Dão muito trabalho para cuidar”, explica o coordenador do Centro, Vinicius Andrade. Essas espécies se acostumam facilmente com a presença humana e se devolvidos à natureza, podem invadir residências e se tornar presas fáceis de caçadores.

O Cras recebe em média 1,5 mil animais por ano, a maioria apreendida! de traficantes ou resgatada de cativeiro. Mas um número grande de animais chega ao Centro com ferimentos graves causados por atropelamento ou maus tratos.


São examinados pelos médicos veterinários, recebem tratamento adequado e depois de curados, retornam ao habitat natural. Vinicius Andrade afirma que atualmente cerca de 600 animais estão em tratamento no Cras, a maioria aves.

Dos 16 animais enviados ao Refúgio Bela Vista, apenas um tamanduá permaneceu por mais de um ano no Cras; os demais estavam em tratamento há menos de três meses. Todos chegaram filhotes e cresceram em contato com humanos, perdendo desta forma o instinto selvagem.

SIGA-NOS NO Google News