Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

10/04/2014 22:10

Animais do "livro vermelho" do Ibama voltam a ser vistos em florestas de MS

Campo Grande News

Antes na lista dos animais silvestres ameaçados de extinção, espécies como a onça-pintada e o tatu-canastra voltaram a ser vistas com maior regularidade na região leste do Estado, onde estão concentradas florestas de eucalipto destinadas à fabricação de celulose.

O fenômeno já era esperado, explica o presidente do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), Roberto Gonçalves. “Em 2008 o Estado promoveu a isenção do licenciamento ambiental para o plantio de florestas comerciais, mas em áreas degradadas, justamente para promover a recuperação”, explica.

Como contrapartida à isenção, as empresas de celulose que se instalaram no entorno isolaram Áreas de Preservação Permanente (APP’s) e de Reserva Legal. “Um ambiente propício para permanência destes animais, que encontram alimentos e refúgio nas floretas plantadas”, acrescenta.

Somente nas áreas de arrendamento da Eldorado, uma das empresas que se instalou na região em 2008, foram identificadas 27 diferentes espécies de mamíferos, aponta levantamento da Casa da Floresta Assessoria Ambiental. “Ali existem exemplares de 75% do total de espécies de mamíferos de médio e grande porte encontrado no Estado, e 27 deles estão dentro das fazendas”, aponta o diretor da Casa da Floresta, Klaus Duarte Barretto.

Enquanto fazia o monitoramento da fazenda Bela Vista Otobonni, em Inocência, o supervisor de Silvicultura da Eldorado recebeu a foto de um tatu-canastra. “Neste caso, José Antônio da Silva, morador da fazenda, foi quem me enviou”, conta.

Historicamente, a região era dominada por pastos degradados, mas a substituição por florestas plantadas, associada a reservas e matas nativas, têm auxiliado para a conservação da biodiversidade regional.

mais tem muita gente desinformada q tem coragem de matar estes bichos, na regiao das 7 placas municipio de cassilandia o cara teve coragem de matar um tatu canastra para comer. e muito triste saber uma coisa desta, eu por exenplo nem conheço.
 
jorge fagundes dutra em 11/04/2014 10:10:37
Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)