Cassilândia, Sexta-feira, 20 de Abril de 2018

Últimas Notícias

21/03/2018 17:30

Animais de estimação recebem microchip e até certidão de nascimento em MS

G1MS

Quem tem um animal de estimação sabe que ele é como se fosse da família. E pra muita gente é essa sensação mesmo. Tanto que tem quem resolva colocar um chip pra identificar e até fazer certidão de nascimento do bichinho. A Monalisa e a Neguinha são como filhas da aposentada Alaide Elias e, por isso, a preocupação é grande. As duas cadelas então receberam um microchip de identificação.

"Eu estava com medo de perder, a gente abre o portão, elas saem correndo. E, de repente, se você não consegue pegar, mas quem acha, a gente consegue pegar pelo chip", afirmou D. Alaide. O microchip pode ser instalado no Centro de Controle de Zoonoses ou então em alguns petshops da cidade.

Ele não serve para ser rastreado. No entanto, ajuda muito na identificação, tendo um numeração e informações do dono do animal. "É como se ele tivesse um registro idividual de nascimento. De qualquer forma, ele fica identificado com aquela numeração, com aquele perfil dele, dentro de um banco de dados que o caracteriza como individuo", explicou.

Outra ferramenta que pode ajudar a garantir a segurança dos donos e também dos animais de estimação é o Idenpet, uma espécie de certidão de nascimento do animal. O documento é feito em cartório e fundamental para comprovar a guarda do animal.

"Em alguns divórcios, o cônjuge fica muito chateado, ele quer atingir a parte, pedindo a guarda do bichinho. Isso aqui é um meio de provar que o bichinho é só meu, eu que cuido dele. Então, no caso de um divórcio, falecimento, a minha ou meu primo, poderia ser o próximo tutor dele", comentou a tabeliã oficial interina Patrícia Alves Batista.

Para fazer o documento, é necessário apresentar o RG e CPF, além de indicar 2 pessoas para serem tutoras do animal, mais 2 testemunhas, carteira de vacinação e 2 fotos do animal, uma grande e outra menor.

"A gente pede a cor, a raça, o tamanho, aproximadamente quando nasceu, se já tem todas as vacinas, se tem algum pedigree. Igual eu falei também, animais silvestres com a licença do Ibama [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturaus], como cobras papagaios e etc", ressaltou a tabeliã.

O escrevente autorizado Caique Brunet Almeida resolveu fazer o documento do cachorro de estimação. O Nenzinho foi registro em setembro de 2017, após um susto. "Como já aconteceu com ele, dele ter fugido, e aí uma pessoa pegou e guardou. Ela deu banho, colocou coleira e aí a minha irmã foi atrás dele e encontrou e falou esse cachorro é meu. E ela não tinha como comprovar por documento, até nas fotos, e ainda assim a pessoa resistiu um pouco em devolvê-lo e acabou que deu tudo certo e devolveu", finalizou.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 20 de Abril de 2018
10:00
Receita do dia
07:14
Televisão
06:57
Big Brother Brasil
Quinta, 19 de Abril de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)