Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

23/10/2007 07:26

Anemia: Tipos raros do problema podem virar leucemia

Agência do Rádio

A anemia é um problema sanguíneo, indicado por uma quantidade de hemoglobina abaixo do normal. Essa proteína é responsável pelo transporte de oxigênio pelo corpo. Ao contrário do que se pensa, a anemia não é uma doença, mas um sintoma de que algo não vai bem no organismo. Na maioria dos casos, o problema é fácil de ser tratado e exige uma mudança na alimentação. No entanto, certas formas de anemia podem ser perigosas porque evoluem para um tipo de câncer no sangue, a leucemia. É o que acontece com as anemias refratária e sideroblástica. O hematologista Paulo Henrique Soares dá mais detalhes sobre a doença.

"Essas doenças são um mal funcionamento da medula óssea. Acontece uma mutação genética, acontece um problema na medula óssea. Então, o paciente começa a ter uma anemia que é manifestada com fraqueza igual as outras. Só que quando ele vai ao médico, o médico consegue fazer o diagnóstico e aquela não é uma anemia carencial, é sim uma anemia rara causada por esse problema inicial. Aquela doença que era simplesmente uma desorganização, um mal funcionamento da medula óssea se transforma realmente numa neoplasia e ganha o nome de leucemia."

É preciso ficar atento, pois os sintomas da leucemia podem ser comuns. Segundo o hematologista Paulo Henrique Soares, cansaço e sangramentos são alguns dos sintomas.

"Os sintomas de uma leucemia envolvem os três elementos do sangue. Ele vai ter fraqueza e cansaço por conta da anemia; ele vai ter sangramentos espontâneos por mucosas, boca, olho por conta das plaquetas baixas e ele vai ter infecções por conta do não funcionamento dos glóbulos brancos."

Ao perceber algum desses sintomas, é preciso procurar ajuda médica o mais rápido possível. Vale lembrar que essa não é o único fator que causa leucemia. A exposição a altas doses de radiação, o processo de quimioterapia para tratar outras doenças ou até mesmo fatores genéticos são algumas das origens da doença.

De Brasília, Leilane Alves

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)