Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Anemia: Tipos raros do problema podem virar leucemia

Agência do Rádio - 23 de outubro de 2007 - 07:26

A anemia é um problema sanguíneo, indicado por uma quantidade de hemoglobina abaixo do normal. Essa proteína é responsável pelo transporte de oxigênio pelo corpo. Ao contrário do que se pensa, a anemia não é uma doença, mas um sintoma de que algo não vai bem no organismo. Na maioria dos casos, o problema é fácil de ser tratado e exige uma mudança na alimentação. No entanto, certas formas de anemia podem ser perigosas porque evoluem para um tipo de câncer no sangue, a leucemia. É o que acontece com as anemias refratária e sideroblástica. O hematologista Paulo Henrique Soares dá mais detalhes sobre a doença.

"Essas doenças são um mal funcionamento da medula óssea. Acontece uma mutação genética, acontece um problema na medula óssea. Então, o paciente começa a ter uma anemia que é manifestada com fraqueza igual as outras. Só que quando ele vai ao médico, o médico consegue fazer o diagnóstico e aquela não é uma anemia carencial, é sim uma anemia rara causada por esse problema inicial. Aquela doença que era simplesmente uma desorganização, um mal funcionamento da medula óssea se transforma realmente numa neoplasia e ganha o nome de leucemia."

É preciso ficar atento, pois os sintomas da leucemia podem ser comuns. Segundo o hematologista Paulo Henrique Soares, cansaço e sangramentos são alguns dos sintomas.

"Os sintomas de uma leucemia envolvem os três elementos do sangue. Ele vai ter fraqueza e cansaço por conta da anemia; ele vai ter sangramentos espontâneos por mucosas, boca, olho por conta das plaquetas baixas e ele vai ter infecções por conta do não funcionamento dos glóbulos brancos."

Ao perceber algum desses sintomas, é preciso procurar ajuda médica o mais rápido possível. Vale lembrar que essa não é o único fator que causa leucemia. A exposição a altas doses de radiação, o processo de quimioterapia para tratar outras doenças ou até mesmo fatores genéticos são algumas das origens da doença.

De Brasília, Leilane Alves

SIGA-NOS NO Google News