Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

02/03/2013 15:50

Anel do pescador usado pelo papa será destruído, reitera porta-voz do Vaticano

Renata Giraldi*

Brasília – O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, reiterou hoje (2) que o anel do pescador – colocado no dedo anular direito do cardeal que é coroado papa – será destruído na presença do Colégio dos Cardeais. O anel é de ouro e tem o nome do papa e, em alto relevo, o apóstolo Pedro pescando sobre uma barca. Mas o porta-voz confirmou que os selos utilizados pelo papa emérito Bento XVI, de 85 anos, foram anulados.

Lombardi disse que ainda não há uma definição sobre quantos dos 115 cardeais estarão presentes no conclave (quando se elege o futuro papa). Segundo ele, 75 cardeais vivem em Roma, mas os outros estão fora da Itália. A primeira reunião do Colégio de Cardeais está marcada para segunda-feira (4), mas não há data para o início do conclave.

Pela legislação do Vaticano, estão aptos a votar os cardeais que têm menos de 80 anos, inclusive cinco brasileiros. Os eleitores ficam enclausurados (fechados) até a definição do sucessor. Antes do conclave, os cardeais participam de uma missa na Basílica de São Pedro e depois seguem para a Capela Sistina. Os cardeais fazem um juramento de sigilo e, em seguida, participam de um ritual de meditação.

O papa é eleito se obtiver dois terços dos votos. Do contrário, podem ser realizadas até 33 votações seguidas. No caso de não haver consenso, a última rodada é definida entre os dois mais votados. Uma vez escolhido o papa, é eliminada uma fumaça na cor branca.

*Com informações da rádio do Vaticano

Edição: Andréa Quintiere

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)