Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Aneel pretende realizar campanha nacional contra roubo

Alana Gandra / Campo Grande News - 22 de maio de 2005 - 08:25

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) pretende realizar, ainda neste ano, campanha nacional para combater o roubo de energia no país. A informação foi dada pelo diretor-geral da Aneel, Jerson Kelman. As perdas registradas pelo setor elétrico nacional com o roubo de energia representam 27% do total gerado, chegando a 20% os prejuízos referentes a fraudes e furtos.

Kelman disse que o roubo de energia não ocorre apenas em favelas, mas também em setores como supermercados, hotéis e panificadoras, entre outros. Durante encontro na Câmara de Comércio Americana do Rio, Kelman manifestou satisfação com o interesse do governo do estado do Rio em ser o primeiro a colaborar com a Aneel e fazer alguns estudos-piloto das duas concessionárias fluminenses.

Segundo ele, isso envolve a permissão para utilizar equipamentos mais modernos, baseados em tecnologia digital que, em alguns casos, vêm sendo solicitados inclusive pelos próprios clientes que querem que o sistema pré-pago existente no setor de telefonia seja estendido para o setor de distribuição de energia elétrica, para melhorar o gerenciamento das contas.

A Secretaria estadual de Segurança vai apoiar a campanha, com o objetivo de dar mais eficácia à parte de laudos periciais. Um grupo de trabalho, formado por representantes Aneel, das concessionárias e das secretarias estaduais de Energia, Indústria Naval e Petróleo e de Segurança já está trabalhando para viabilizar o lançamento da campanha.

Jerson Kelman disse que a Aneel está cuidando das resoluções que impediam esse tipo de processo, entre as quais a Resolução 456, que trata das relações das concessionárias com os clientes. "Nós estamos discutindo o que a Aneel tem que fazer para permitir que a tecnologia moderna seja usada".

SIGA-NOS NO Google News