Cassilândia, Segunda-feira, 21 de Setembro de 2020

Últimas Notícias

08/10/2003 14:57

Aneel estuda adoção do pré-pago na conta de luz

Agência Brasil

As empresas concessionárias de energia elétrica podem vir a adotar o sistema de cartão pré-pago para o consumo de eletricidade, caso os cortes dos serviços por inadimplência sejam proibidos pelo Congresso e a Justiça. Segundo o superintendente da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Gilberto Morais Pimenta, o cartão pré-pago já é utilizado em outros países e pode ser uma forma de as concessionárias se precaverem contra a inadimplência.

“Quando a Inglaterra proibiu o corte da energia, as empresas concessionárias inglesas tiveram que arrumar uma saída, que foi o cartão pré-pago. Só que esse sistema ainda é muito caro, até por isso ainda não chegou aqui. Mas essa é uma tendência clara. No fim das contas, quem vai pagar caro é o consumidor que paga as contas em dia”, salientou Pimenta.

O presidente da Aneel explica que, no sistema de cartão pré-pago, o usuário compra o cartão com a quantidade de quilowatts que desejar gastar, assim como funcionam os telefones celulares pré-pagos. Com isso, não há como existir a inadimplência, afirmou.

“O Congresso tem sido muito ativo na questão da proibição dos cortes. O consumidor tem o direito de receber energia elétrica, mas ele também tem o compromisso do pagamento das tarifas, isso é uma prestação de serviços. Se houver um aumento na inadimplência por causa de uma decisão dessas, as concessionárias do serviço no Brasil serão obrigadas a aumentar o valor da tarifa”, concluiu Pimenta.

Gilberto Pimenta participou na manhã de hoje, em São Paulo, de Seminário da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee).

Carlos Gustavo Yoda

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 21 de Setembro de 2020
11:00
Corrida/Nutrição/Fitness
09:00
Santo do Dia
Domingo, 20 de Setembro de 2020
Sábado, 19 de Setembro de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)