Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

01/02/2008 15:05

André quer pressão contra a União Européia por embargo

Carolina Pimentel/ABr

O governador do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB), defende que o Brasil pressione a União Européia (UE) a voltar a importar carne bovina brasileira. Uma proposta defendida pelo governador é sobretaxar produtos provenientes do bloco econômico europeu.

Para o governador, a decisão da União Européia é de “interesse econômico e financeiro” e não teria relação com a questão sanitária dos animais. A União Européia decidiu suspender a importação de carne bovina brasileira alegando que o país não oferece garantias sanitárias suficientes.

“Vamos levantar a nossa voz e, em último caso, se briga. Aumenta a alíquota de produtos que porventura importemos destes países e vejamos o que acontece. Coloca uma sobretaxa de 100%, 150% sobre os produtos que vêm da Inglaterra, Holanda, Irlanda e dos outros países da União Européia”, defendeu Puccinelli, após audiência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto.

"Acho que eles estão palpitando demais e querem manter a hegemonia colonizadora que a Europa teve. Nós somos independentes e vamos tratar de dialogar de forma comercial na mesma estatura e no mesmo tamanho. Tem produtos que a comunidade européia traz para o Brasil? Tem. Importa? Importa. Vamos ver quais e vamos sancionar. Quero ver se demora muito esse embargo", afirmou.

De acordo com o deputado federal Waldemir Moka (PMDB-MS), que também participou da audiência, cerca de 40% da carne brasileira exportada vêm do Mato Grosso do Sul.

Em nota oficial, o Ministério da Agricultura classificou a decisão da UE de “injustificável e arbitrária” e negou falhas no sistema nacional de controle sanitário. Até 15 de fevereiro, o ministério enviará os relatórios de auditoria solicitados pelo bloco.

Além disso, uma delegação européia virá ao Brasil, em 25 de fevereiro, para inspecionar o sistema de rastreabilidade brasileiro - usado para identificar a procedência dos animais- adotado em 300 fazendas selecionadas pela Comissão Européia.

Segundo o Palácio do Planalto, durante a audiência, Lula propôs que a bancada de deputados do estado forme um grupo para discutir o assunto com a União Européia.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)