Cassilândia, Quinta-feira, 30 de Março de 2017

Últimas Notícias

19/06/2007 16:03

André manda fechar Lotesul, 20 dias após súmula do STF

Marta Ferreira e Sandra Luz - Campo Grande News

O governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB), anunciou nesta tarde que a Lotesul (Loterias de Mato Grosso do Sul ) vai ser extinta. A decisão foi tornada pública vinte dias após o STF (Supremo Tribunal Federal) editar uma súmula vinculante invalidando leis estaduais que regulem jogos de azar. Apesar de fazer o comunicado só agora, o governador disse que determinou a extinção da Lotesul logo após a edição da súmula pelo STF, por considerar que a Lotesul, que fiscalizava e arrecada dinheiro vindo dos jogos de azar no Estado, perdeu sua função de existir.

Ao ser indagado se o governo encontrou irregularidades no órgão, que chegou a ser comandado, na administração passada, por Benedito Nunes Farias, a partir de indicação de um dos chefes da máfia dos caça-níqueis, Puccinelli disse que "todos os órgãos" passaram por auditoria depois que assumiu a administração, em janeiro, mas desconhece o resultado específico da Lotesul.

O governador informou que recebeu ontem o último relatório das auditorias feitas e que vai sentar para discutir o conteúdo com o procurador-geral do Estado, Rafael Coldibelli.

Reportagem de ontem do Campo Grande News apontou que a Lotesul foi dirigida por um homem de confiança de Nilton Cézar Servo, Benetido Nunes Farias, entre janeiro e fevereiro de 1999, no primeiro ano da administração de Zeca do PT.

A reportagem apurou que Farias foi tirado da função por pressão das organizações concorrentes de Servo, que também são apontadas como responsáveis pelas denúncias que ajudaram a Polícia Federal a deflagrar a operação Xeque-Mate, que resultou na prisão de Nilton Cézar Servo e de mais 25 pessoas que tiveram a prisão preventiva decretada por envolvimento com a exploração de caça-níqueis. Benedito Farias não está entre essas pessoas.

A ligação entre ele e Servo é comprovada em um processo que envolve os dois, na década de 90, para investigar o crime de descaminho de café para o Paraguai, na época um crime comum.

Sem função - A Lotesul, segundo a lei estadual derrubada pelo STF, era a responsável por autorizar o funcionamento de bingos e loterias, e recolhia parte do dinheiro arrecadado. Os bingos estão fechados, por determinação da Justiça, e as loterias que existiam foram suspensas, pela decisão do STF, que entrou em vigor no dia 6 de junho, com a publicação no Diário Oficial.

Como as leis estaduais não tem mais validade, na prática ela deixa de ter função, como afirmou o governador hoje. O órgão funciona na rua 14 de Julho em Campo Grande, e não tem um diretor específico atualmente. O comando está a cargo do secretário de Fazenda, Mário Sérgio Lorenzetto, desde o início do governo Pucinelli.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 30 de Março de 2017
Quarta, 29 de Março de 2017
20:34
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)