Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 16 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

André já conta com delegado da PF em seu secretariado

Humberto Marques/Campo Grande News - 06 de dezembro de 2006 - 20:50

O Ministério da Justiça deve receber nesta quinta-feira (7 de dezembro) um ofício solicitando a cessão do delegado Wantuir Jacini para a administração de Mato Grosso do Sul. O documento será assinado pelo governador eleito, André Puccinelli (PMDB), que pretende requisitar o ex-superintendente da Polícia Federal do Estado para ocupar a Secretaria de Justiça e Segurança Pública em sua administração, confirmando assim que o convite firmado pessoalmente por Puccinelli a Jacini, ontem em Brasília, foi aceito.

Com a requisição encaminhada ao Ministério e ao Departamento da Polícia Federal, Puccinelli espera “respeitar a hierarquia” das instituições, antes de confirmar o nome de Jacini no cargo. O nome do delegado (que foi por três vezes superintendente da PF no Estado, já ocupou a direção-geral interina da PF e chegou a ser cotado para titular do órgão no fim dos anos 90) é uma escolha avaliada pelo futuro governador como conciliadora.

“É um nome que tem conhecimento da atividade policial, com 32 anos dedicados ao setor. Quem tem conhecimento sobre inteligência e planejamento. Pode ser um grande nome para conciliar o setor”, defendeu Puccinelli. Além desse fator, pesou a escolha o fato de Jacini conhecer a segurança pública de Mato Grosso do Sul. “Ele já conhece o Estado, as polícias, coronéis, majores e delegados”, disse. Puccinelli colocou o delegado da PF como primeira escolha para o setor, ressaltando que não possui um “plano B”, isto é, um outro nome para ocupar a pasta caso sejam frustradas as negociações para contar com Jacini.

Sobre a segurança, ao menos uma coisa é dada como certa por Puccinelli: a de que não haverá aumento no contingente para a segurança pública.

Administração – Puccinelli voltou a jogar nuvens sobre o nome a ser indicado por ele para a Secretaria de Administração (atual Gestão Pública). Ele não confirmou que a pasta será comandada por Thie Higuchi, que ocupou o cargo durante sua gestão na prefeitura de Campo Grande, dizendo apenas que “ela terá participação no governo no setor da Administração. Pode ser como secretária ou não”.

SIGA-NOS NO Google News