Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

André diz que deputado traz à Capital doente do interior

Sandra Luz e Paulo Fernandes - Campo Grande News - 16 de março de 2007 - 19:33

Em uma estratégia de interesse eleitoral, um deputado de Mato Grosso do Sul estaria transferindo pacientes do interior do Estado para tratamento em Campo Grande. A denúncia é do próprio governador André Puccinelli (PMDB), que afirmou na tarde desta sexta-feira, 16, se empenhar em combater a prática. “Não queremos fazer da saúde a pensão do Zequinha”.

A pensão é uma das muitas instaladas na região do Hospital Universitário, em Campo Grande, e conhecida por hospedar pacientes do interior. André não divulgou o nome do deputado, limitou-se a adiantar que não é do PT. O governador disse, ainda, que os pacientes vêm das cidades de Ivinhema e Itaquiraí. Há ainda pacientes que vêm do interior para Campo Grande e se apresentam como moradoras da Capital, inclusive apontando endereço.

A transferência de pacientes de uma cidade para outra não é uma prática ilegal dentro do SUS (Sistema Único de Saúde), porém, o remanejamento deve ocorrer por meio de pedido de secretaria para secretaria de Saúde, como forma de garantir o pagamento pelo tratamento, a ser feito pelo município que encaminhou o paciente. Para dificultar a migração irregular, foi criada a central de regulação de vagas, para monitorar a vinda de pacientes do interior.

SIGA-NOS NO Google News