Cassilândia, Quarta-feira, 20 de Setembro de 2017

Últimas Notícias

16/03/2010 09:09

André assina convênio para obra de memorial em Paranaíba

MS Notícias

O governador André Puccinelli assina amanhã (16) o convênio para o início da construção do Memorial de Inocência, no município de Paranaíba. A iniciativa conta com a parceria do governo do Estado, por intermédio da Fundação de Cultura, da Prefeitura de Paranaíba e do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul (IHGMS). O evento será realizado a partir das 10 horas, no auditório da Governadoria.

A obra tem como objetivo homenagear o escritor Visconde de Taunay (grande divulgador da região do Bolsão), mostrar para a população a história do romance “Inocência” e do município que serviu de cenário para a história publicada em 1872.

O Memorial será uma réplica do sobrado “Melo Taques”, centro comercial, político, social da então Vila de Santana do Paranaíba, onde Taunay se hospedou em 1867 e se inspirou para produzir a obra literária.

O prédio será construído nas proximidades da Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) de Paranaíba. O andar superior do sobrado abrigará o Memorial. No térreo funcionará um centro cultural para os artistas da região.

Romance

Inocência é um romance regionalista brasileiro de Alfredo d'Escragnolle Taunay (Visconde de Taunay), dividido em 30 capítulos. Foi publicado em 1872 e retrata costumes, pessoas e ambientes do leste sul-mato-grossense (sertão), notadamente a cidade de Paranaíba e a frente colonizadora dos Garcia Leal.

Em 4 de julho 2007, durante o aniversário de 150 anos de Paranaíba, o governador André Puccinelli assinou decreto-lei que instituiu “Inocência” o romance símbolo de Mato Grosso do Sul.

Nessa época, também foram lançadas a obra do Memorial de Inocência (inauguração da pedra fundamental) e a edição anotada do romance pelo professor Hildebrando Campestrini, presidente do IHGMS.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 19 de Setembro de 2017
10:00
Receita do dia
Segunda, 18 de Setembro de 2017
22:10
Loteria
Domingo, 17 de Setembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)