Cassilândia, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

16/03/2010 09:09

André assina convênio para obra de memorial em Paranaíba

MS Notícias

O governador André Puccinelli assina amanhã (16) o convênio para o início da construção do Memorial de Inocência, no município de Paranaíba. A iniciativa conta com a parceria do governo do Estado, por intermédio da Fundação de Cultura, da Prefeitura de Paranaíba e do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul (IHGMS). O evento será realizado a partir das 10 horas, no auditório da Governadoria.

A obra tem como objetivo homenagear o escritor Visconde de Taunay (grande divulgador da região do Bolsão), mostrar para a população a história do romance “Inocência” e do município que serviu de cenário para a história publicada em 1872.

O Memorial será uma réplica do sobrado “Melo Taques”, centro comercial, político, social da então Vila de Santana do Paranaíba, onde Taunay se hospedou em 1867 e se inspirou para produzir a obra literária.

O prédio será construído nas proximidades da Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) de Paranaíba. O andar superior do sobrado abrigará o Memorial. No térreo funcionará um centro cultural para os artistas da região.

Romance

Inocência é um romance regionalista brasileiro de Alfredo d'Escragnolle Taunay (Visconde de Taunay), dividido em 30 capítulos. Foi publicado em 1872 e retrata costumes, pessoas e ambientes do leste sul-mato-grossense (sertão), notadamente a cidade de Paranaíba e a frente colonizadora dos Garcia Leal.

Em 4 de julho 2007, durante o aniversário de 150 anos de Paranaíba, o governador André Puccinelli assinou decreto-lei que instituiu “Inocência” o romance símbolo de Mato Grosso do Sul.

Nessa época, também foram lançadas a obra do Memorial de Inocência (inauguração da pedra fundamental) e a edição anotada do romance pelo professor Hildebrando Campestrini, presidente do IHGMS.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
03:14
Loteria
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)