Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

André assina convênio para obra de memorial em Paranaíba

MS Notícias - 16 de março de 2010 - 09:09

O governador André Puccinelli assina amanhã (16) o convênio para o início da construção do Memorial de Inocência, no município de Paranaíba. A iniciativa conta com a parceria do governo do Estado, por intermédio da Fundação de Cultura, da Prefeitura de Paranaíba e do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul (IHGMS). O evento será realizado a partir das 10 horas, no auditório da Governadoria.

A obra tem como objetivo homenagear o escritor Visconde de Taunay (grande divulgador da região do Bolsão), mostrar para a população a história do romance “Inocência” e do município que serviu de cenário para a história publicada em 1872.

O Memorial será uma réplica do sobrado “Melo Taques”, centro comercial, político, social da então Vila de Santana do Paranaíba, onde Taunay se hospedou em 1867 e se inspirou para produzir a obra literária.

O prédio será construído nas proximidades da Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) de Paranaíba. O andar superior do sobrado abrigará o Memorial. No térreo funcionará um centro cultural para os artistas da região.

Romance

Inocência é um romance regionalista brasileiro de Alfredo d'Escragnolle Taunay (Visconde de Taunay), dividido em 30 capítulos. Foi publicado em 1872 e retrata costumes, pessoas e ambientes do leste sul-mato-grossense (sertão), notadamente a cidade de Paranaíba e a frente colonizadora dos Garcia Leal.

Em 4 de julho 2007, durante o aniversário de 150 anos de Paranaíba, o governador André Puccinelli assinou decreto-lei que instituiu “Inocência” o romance símbolo de Mato Grosso do Sul.

Nessa época, também foram lançadas a obra do Memorial de Inocência (inauguração da pedra fundamental) e a edição anotada do romance pelo professor Hildebrando Campestrini, presidente do IHGMS.

SIGA-NOS NO Google News