Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 17 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

André apresenta as potencialidades de investimentos em MS para italianos

Mariangela Yule de Queiroz, noticiasms - 18 de dezembro de 2010 - 12:20

São Paulo (MS) – As oportunidades de investimentos no Estado de Mato Grosso do Sul foram apresentadas pelo governador André Puccinelli a empresários italianos nesta sexta-feira (17) durante palestra promovida pelo Grupo Esponenti Italiani (GEI), em São Paulo. A associação integra diversos presidentes e executivos-chefes das principais empresas italianas operantes no Brasil que reúnem-se regularmente em encontros para os quais são convidadas personalidades italianas e brasileiras e autoridades do mundo econômico e político.

Na oportunidade, o governador destacou a localização estratégica de Mato Grosso do Sul, o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) nos últimos quatro anos e a infraestrutura que o Estado vem consolidando com a construção de estradas, ferrovias, hidrovias e aeroportos.

“Mato Grosso do Sul incentiva e apoia a instalação de indústrias visando a geração de empregos, reduzindo ou abrindo mão da arrecadação de impostos, capacitando mão-de-obra e cedendo áreas com infraestrutura básica”, afirmou André. “Um bom exemplo é a diversificação da matriz econômica com a instalação de quase 200 empresas com investimentos em torno de R$ 24,2 bilhões nos últimos três anos, a geração de empregos e a evolução das exportações”, acrescentou o governador. Além da soja e da carne bovina, a madeira e seus derivados estão entre os principais produtos exportados pelo Estado.

A industrialização da carne e derivados, a produção de etanol e biodiesel e o plantio de florestas foram apresentados pelo governador como grandes oportunidades de investimento. A exploração de minério, produção de ferro-gusa e ferro, e fabricação de aço também foram lembrados por André, que destacou o projeto da Sitrel em Três Lagoas que produzirá aço a partir de 2012.

Stefano Di Roberto, presidente da empresa Danieli do Brasil, responsável pelo projeto da Sitrel, participou do evento e afirmou que está apostando no Mato Grosso do Sul: “O futuro da siderurgia no Estado é bastante promissor. A nossa siderúrgica será a primeira da região e vai garantir o desenvolvimento mais rápido para o Estado”. A escolha de Três Lagoas, segundo o empresário, foi devido aos incentivos fiscais oferecidos pelo Governo Estadual.

Na palestra que apresentou, o governador André Puccinelli também detalhou os projetos estratégicos de desenvolvimento, bem como a infraestrutura existente e a que está sendo criada, transformando o Estado em um grande pólo para a instalação de indústrias. Entre os nove projetos destacam-se ferrovias, hidrovias, rodovias, o poliduto MS-Paraná, linhas de transmissão e o novo aeroporto, sendo que já estão em execução as rodovias Sul Fronteira, a BR-359 e acessos ,e as novas linhas de transmissão de energia elétricawww..

O economista Andrea Calabi, ex-ministro do Planejamento na gestão FHC e futuro secretário de Fazenda no Estado de São Paulo, estava presente na palestra e elogiou o governador André Puccinelli. “Conheço o André desde o Ministério quando ele era deputado. Ele é um brigador e defende com muita bravura os interesses de seu Estado. Com certeza, a matriz diversificada e o eixo de vários setores econômicos são fundamentais para a atração de indústrias. Temos várias pautas em comum. Mato Grosso do Sul é um estado promissor, estou impressionado com a divulgação de tantas potencialidades de desenvolvimento”, disse o ex-ministro.

A palestra, que aconteceu no Terraço Itália, contou com a presença de 45 empresários italianos e autoridades de São Paulo, como o cônsul geral da Itália na capital paulista, Mauro Marsili.

No encerramento, o presidente do Grupo Esponenti Italiani e vice-presidente da Fiat do Brasil, Valentino Rizzioli, afirmou que os empresários italianos assistiram a palestra do governador André Puccinelli com muito interesse porque para eles “serão muitas belas oportunidades de investimentos. Faço questão de levar a palavra de Mato Grosso do Sul para todos os italianos. O Estado tem muitas oportunidades que atraem os empresários, principalmente na parte turística e industrias de máquinas agrícolas”.


SIGA-NOS NO Google News