Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

André aperta cerco a servidores que burlam aposentadoria

Fernanda França, Campo Grande News - 17 de novembro de 2009 - 06:24

O governador André Puccinelli (PMDB) está apertando o cerco contra servidores suspeitos de tentar burlar o sistema de aposentadoria por invalidez e parar de trabalhar, mesmo estando apto para o serviço.

O ex-vereador Celso Ianase (PMDB), estreitamente ligado ao governador, foi designado para cuidar deste processo. Perito do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), o peemedebista vai ajudar a fiscalizar se as aposentadorias estão sendo concedidas dentro das regras, assim como as licenças temporárias.

“Eu tive o desprazer de ver três pessoas se desaposentarem. Tinham sido aposentadas por invalidez, mas não sabiam que perderiam adicionais e gratificações e que o seu salário iria reduzir de R$ 1.800 para R$ 700. Disseram que sararam imediatamente”, revelou Puccinelli, admitindo falhas no sistema.

Ele disse que a própria legislação dá brechas para este tipo de prática.

“É porque algumas questões na legislação dão vasa a esse tipo de burlas. Então o Ianase vai auxiliar as perícias, para que nós possamos saber verdadeiramente quem precisa de licenças, com necessidade. E esses que burlam a lei, vão ser penalizados”, prometeu.

Um dado revelado pelo governador foi citado como alarmante. De acordo com ele, em 2007, houve registro de pelo menos 41% de atestados médicos na Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário).

“Isso vai contra qualquer estatística mundial”, disparou, avisando que, de agora em diante, “se a perícia for por inconsistência, será determinada incompetente. Se a perícia for por dolo, fraudadora, merece até cassação”.

SIGA-NOS NO Google News