Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

André alega disciplina para mudar regras sobre policiais

Marta Ferreira e Paulo Fernandes/Campo Grande News - 13 de dezembro de 2007 - 09:52

“No meu governo vai ter disciplina”. Com essa frase o governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB) comentou esta manhã dois projetos de lei que deram entrada na Assembléia Legislativa no fim do ano e que estão gerando polêmica nas forças policiais. Um altera a idade para aposentadoria dos policiais, aumentando, e outro dá ao governador a prerrogativa de autorizar promoções por merecimento na Polícia Civil. As declarações foram feitas durante evento na UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) que discute o ensino básico.

Sobre o projeto relacionado à ida de policiais militares para a reserva da PM, Puccinelli disse que da forma como é hoje a lei sobre o assunto, “é muito pouco” a idade exigida para que um policial vá para a reserva remunerada. Pela lei completar 53, de 1990, um policial pode se aposentar aos 47 anos, se for praça. Na alteração proposta essa idade sobe 8 anos para as mulheres, para 55 anos, e doze anos para os homens, para 60 anos.

Para os oficiais, a idade sobe para 62 anos para homens e 57 para mulheres. Hoje ela varia entre 48 e 59 anos, dependendo da patente. A alteração proposta pelo governador cria uma regra geral, diferenciando os policiais para aposentadoria apenas entre praças e oficiais e entre homens e mulheres.

O governador usou a própria idade, 59 anos, para defender a aposentadoria mais tarde para os policiais.

Sobre a lei relacionada à Policia Civil, Puccinelli disse que quer ter o papel não apenas de homologar promoções, mas também de decidir quem as merece. “Vai ter um pouquinho de disciplina no meu governo”, declarou.


SIGA-NOS NO Google News