Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

André admite reduzir impostos ao invés de importar gado

Fernanda Mathias e Paulo Fernandes, Campo Grande News - 05 de junho de 2009 - 11:06

O governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB), admitiu esta manhã a possibilidade de voltar atrás quanto às importações de bovinos do Paraguai e, ao invés disso, conceder redução de impostos para viabilizar os abates no Marfrig de Porto Murtinho, município localizado na região de fronteira.

Na manhã desta sexta-feira, durante evento relacionado ao Dia do Meio Ambiente, no Parque estadual do Prosa, André disse que determinou um estudo sobre a importação de gado paraguaio.

Ele disse que se houver risco para a pecuária estadual não permitirá a compra. Uma alternativa admitida é a redução de impostos, mas somente na região de Porto Murtinho, para assegurar os 500 empregos na planta do município.

Concorrência desleal – Além da questão sanitária, os pecuaristas de Mato Grosso do Sul reclamam que a compra de animais do País vizinho poderia prejudicar o mercado local justamente no momento em que o valor da arroba está se recuperando.

Isso porque o custo de produção no País vizinho é 50% menor, principalmente em função da carga tributária reduzida. Para, o setor pecuário, a entrada de animais paraguaios caracterizaria dumpping, prática combatida pela Organização Mundial de Comércio que consiste na oferta de produtos abaixo do valor de mercado.

Uma comissão de pecuaristas, liderada pelo presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), Francisco Maia, esteve na última terça-feira reunida com o governador, André Puccinelli, para apresentar suas motivações e pedir a desistência da importação de gado.

A intenção do governo era importar 10 mil animais para garantir os abates e empregos no Marfrig.

Pelas importações – De outro lado, ontem o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Campo Grande e Região, Rinaldo de Souza Salomão, afirmou que as importações poderiam gerar 6 mil empregos nos frigoríficos do Estado, garantindo a reabertura de unidades fechadas.

SIGA-NOS NO Google News