Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 16 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Andar ou pedalar para o trabalho traz benefícios para a saúde

Unini.org - 04 de julho de 2018 - 11:00

Nas grandes cidades, o alto nível de poluição desestimula a prática de caminhar ou ir ao trabalho em bicicleta. Mas de acordo com um estudo publicado no Journal Preventive Medicine, vale a pena se arriscar. Ir de bicicleta ou caminhando pela cidade ajuda a prevenir doenças e contribui para melhorar a qualidade do ar.

O estudo comparou os benefícios e os riscos da prática e encontrou que as vantagens são bem maiores. Somente em 1% das cidades o nível de poluição é suficientemente daninho para a saúde de um ciclista que leve 30 minutos para chegar ao trabalho respirando o ar contaminado.

Segundo o Dr. Marko Tainiio, da Universidade de Cambridge, “nosso estudo indica que em Londres os benefícios para a saúde de um transporte ativo sempre superam o risco que representa a poluição”, afirmou. “Até mesmo em Delhi, na Índia, uma das cidades mais contaminadas do mundo, as pessoas necessitariam mais de cinco horas por semana para que os riscos à saúde superassem os benefícios da atividade física”, destacou o pesquisador.

Para a saúde, a prática de exercício regular diminui o risco de sofrer doenças cardiovasculares, diabetes e vários tipos de câncer. Além de cuidar da saúde, o ciclista ou caminhante estará também colaborando para diminuir a contaminação do ar e a poluição sonora. Entretanto, os pesquisadores lembram as autoridades que o estudo não é uma desculpa para se acomodar em relação ao combate à poluição. Pelo contrário, é importante melhorar e facilitar meios de transporte urbano com bicicletas nas grandes cidades.

SIGA-NOS NO Google News