Cassilândia, Quinta-feira, 24 de Maio de 2018

Últimas Notícias

05/07/2006 18:02

Anatel determina redução nas tarifas de telefonia fixa

Humberto Marques/Campo Grande News

Pela primeira vez desde a privatização do sistema telefônico brasileiro, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) aprovou a aplicação de um reajuste negativo nas tarifas de telefonia fixa local no País. O ministro Hélio Costa, das Comunicações, fez o anúncio da medida na manhã desta quarta-feira, atingindo as principais operadoras do setor – Telemar, Telefônica, Sercomtel, CTBC e Brasil Telecom. Para a BrT, principal operadora de telefonia fixa no Centro-oeste e em Mato Grosso do Sul, o percentual de queda no valor da tarifa é de -0,4222%. O uso dos telefones públicos também ficará menor, sendo reduzido em -0,43%.

“As operadoras de telefonia estão convencidas de que o momento não comporta um aumento”, afirmou Hélio Costa, explicando que a redução nos preços atinge não apenas a cobrança dos pulsos telefônicos, mas também a habilitação e o valor da assinatura mensal. A decisão ainda depende de publicação no Diário Oficial da União. A redução nos preços aplicados pela Brasil Telecom foi a segunda maior definida pela Anatel, ficando atrás do percentual da Telemar (-05134%); e à frente da Telefônica (-03759%), CTBC (-0,4009%) e Sercomtel (-0,3759%).

Segundo a Agência Estado, o percentual de produtividade, conhecido como Fator X, ficou próximo de zero ao ser embutido no reajuste. As concessionárias teriam proposta um aumento de 4,5% nas ligações locais, a partir de um dispositivo do contrato com o governo que prevê o aumento de um dos itens da cesta de produtos no caso de queda proporcional em outro item.

Hélio Costa afirmou, ainda, que a correção proposta pela Anatel não irá comprometer o equilíbrio econômico-financeiro das companhias telefônicas. O reajuste para baixo é considerado o primeiro impacto do novo índice de correção, o IST (Índice de Serviços de Telecomunicações), que substitui o IGP-DI (Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna), medido pela Fundação Getúlio Vargas.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 24 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Quarta, 23 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)