Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

05/07/2006 18:02

Anatel determina redução nas tarifas de telefonia fixa

Humberto Marques/Campo Grande News

Pela primeira vez desde a privatização do sistema telefônico brasileiro, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) aprovou a aplicação de um reajuste negativo nas tarifas de telefonia fixa local no País. O ministro Hélio Costa, das Comunicações, fez o anúncio da medida na manhã desta quarta-feira, atingindo as principais operadoras do setor – Telemar, Telefônica, Sercomtel, CTBC e Brasil Telecom. Para a BrT, principal operadora de telefonia fixa no Centro-oeste e em Mato Grosso do Sul, o percentual de queda no valor da tarifa é de -0,4222%. O uso dos telefones públicos também ficará menor, sendo reduzido em -0,43%.

“As operadoras de telefonia estão convencidas de que o momento não comporta um aumento”, afirmou Hélio Costa, explicando que a redução nos preços atinge não apenas a cobrança dos pulsos telefônicos, mas também a habilitação e o valor da assinatura mensal. A decisão ainda depende de publicação no Diário Oficial da União. A redução nos preços aplicados pela Brasil Telecom foi a segunda maior definida pela Anatel, ficando atrás do percentual da Telemar (-05134%); e à frente da Telefônica (-03759%), CTBC (-0,4009%) e Sercomtel (-0,3759%).

Segundo a Agência Estado, o percentual de produtividade, conhecido como Fator X, ficou próximo de zero ao ser embutido no reajuste. As concessionárias teriam proposta um aumento de 4,5% nas ligações locais, a partir de um dispositivo do contrato com o governo que prevê o aumento de um dos itens da cesta de produtos no caso de queda proporcional em outro item.

Hélio Costa afirmou, ainda, que a correção proposta pela Anatel não irá comprometer o equilíbrio econômico-financeiro das companhias telefônicas. O reajuste para baixo é considerado o primeiro impacto do novo índice de correção, o IST (Índice de Serviços de Telecomunicações), que substitui o IGP-DI (Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna), medido pela Fundação Getúlio Vargas.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)