Cassilândia, Quinta-feira, 24 de Maio de 2018

Últimas Notícias

14/01/2011 09:11

Análise: O estilo Dilma de governar

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves

Os assessores palacianos sentiram grande diferença entre o ritmo de trabalho de Lula e o de Dilma. Ao contrário do antecessor, a presidenta chega muito cedo e sai tarde, administra horários e sinaliza o propósito de fazer um governo mais gerencial e menos político. Formará três núcleos (políticas sociais, desenvolvimento econômico e cidadania), distribuirá tarefas e exigirá monitoramento e resultado das ações. Dentro da tradicional cultura, onde impera o “jeitinho brasileiro”, terá , sem dúvida, de dosar da forma mais sensivel e adequada o gerenciamento e a política, pois não poderá abrir mão de um, nem do outro.

Se conseguir promover um bom nível de gerenciamento, seu governo fará a esperada diferença, pois a imagem da maquina pública brasileira é tradicionalmente desgastada. Apesar da existência de milhares de funcionários que trabalham com competência e dedicação, é conhecidíssima a figura daqueles que deixam o paletó na cadeira e saem para passear, dos assessores que não comparecem ao posto para onde foram nomeados e de esquemas perniciosos que emperram e burocratizam a maquina pública. O governo que conseguir fazer com que todos trabalhem como o estabelecido nos regulamentos de suas repartições, estará fadado ao sucesso, pois, até hoje, ninguém foi capaz disso. Mas não pode se esquecer de manter um bom relacionamento com o Congresso pois, Jânio e Collor, que também prometiam austeridade administrativa, acabaram caindo por falta de sustentação parlamentar.

A origem e a trajetória de Dilma indicam austeridade gerencial e administrativa e pouca atividade político-partidária. Oxalá seja ela capaz de imprimir o melhor sistema de administração da máquina estatal e tenha reunido os melhores auxiliares para, com ela, manter um relacionamento altivo, sadio e produtivo com a classe política. Que, unidos, todos possam apresentar aos brasileiros um período de política com “P” maiúsculo, onde os interesses estejam voltados exclusivamente para o desenvolvimento nacional e o bem-estar da população.

A dívida dos governos para com a população é grande. Há que se melhorar a Saúde, a Educação, a Habitação, o Trabalho, a Segurança Pública e outros ítens diretamente ligados à sustentabilidade social. Desde o Plano Real, que controlou a inflação, o país vem galgando melhores patamares. A eleição do primeiro operário foi fato relevante, principalmente porque ele saiu do governo com boa avaliação. Agora, a primeira mulher traz novas esperanças.

Até por uma questão de bem-estar de todos nós, brasileiros, a torcida geral é para que essa primeira mulher presidente tenha condições de fazer um bom governo e de conduzir o país a melhores dias, com desenvolvimento e justiça social. Se conseguir, a democracia terá dado mais um grande passo e a mulher brasileira, finalmente, estará redimida de séculos de discriminação...



Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves – dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo)

aspomilpm@terra.com.br

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 23 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Terça, 22 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Segunda, 21 de Maio de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)