Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

14/01/2011 09:11

Análise: O estilo Dilma de governar

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves

Os assessores palacianos sentiram grande diferença entre o ritmo de trabalho de Lula e o de Dilma. Ao contrário do antecessor, a presidenta chega muito cedo e sai tarde, administra horários e sinaliza o propósito de fazer um governo mais gerencial e menos político. Formará três núcleos (políticas sociais, desenvolvimento econômico e cidadania), distribuirá tarefas e exigirá monitoramento e resultado das ações. Dentro da tradicional cultura, onde impera o “jeitinho brasileiro”, terá , sem dúvida, de dosar da forma mais sensivel e adequada o gerenciamento e a política, pois não poderá abrir mão de um, nem do outro.

Se conseguir promover um bom nível de gerenciamento, seu governo fará a esperada diferença, pois a imagem da maquina pública brasileira é tradicionalmente desgastada. Apesar da existência de milhares de funcionários que trabalham com competência e dedicação, é conhecidíssima a figura daqueles que deixam o paletó na cadeira e saem para passear, dos assessores que não comparecem ao posto para onde foram nomeados e de esquemas perniciosos que emperram e burocratizam a maquina pública. O governo que conseguir fazer com que todos trabalhem como o estabelecido nos regulamentos de suas repartições, estará fadado ao sucesso, pois, até hoje, ninguém foi capaz disso. Mas não pode se esquecer de manter um bom relacionamento com o Congresso pois, Jânio e Collor, que também prometiam austeridade administrativa, acabaram caindo por falta de sustentação parlamentar.

A origem e a trajetória de Dilma indicam austeridade gerencial e administrativa e pouca atividade político-partidária. Oxalá seja ela capaz de imprimir o melhor sistema de administração da máquina estatal e tenha reunido os melhores auxiliares para, com ela, manter um relacionamento altivo, sadio e produtivo com a classe política. Que, unidos, todos possam apresentar aos brasileiros um período de política com “P” maiúsculo, onde os interesses estejam voltados exclusivamente para o desenvolvimento nacional e o bem-estar da população.

A dívida dos governos para com a população é grande. Há que se melhorar a Saúde, a Educação, a Habitação, o Trabalho, a Segurança Pública e outros ítens diretamente ligados à sustentabilidade social. Desde o Plano Real, que controlou a inflação, o país vem galgando melhores patamares. A eleição do primeiro operário foi fato relevante, principalmente porque ele saiu do governo com boa avaliação. Agora, a primeira mulher traz novas esperanças.

Até por uma questão de bem-estar de todos nós, brasileiros, a torcida geral é para que essa primeira mulher presidente tenha condições de fazer um bom governo e de conduzir o país a melhores dias, com desenvolvimento e justiça social. Se conseguir, a democracia terá dado mais um grande passo e a mulher brasileira, finalmente, estará redimida de séculos de discriminação...



Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves – dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo)

aspomilpm@terra.com.br

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)