Cassilândia, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

13/05/2011 19:32

Análise da voz de pacientes pode ajudar a identificar suicidas em potencial

Agência Notisa

Agência Notisa – Na pesquisa “Análise vocal de personagens suicidas de filmes de cinema”, publicada em dezembro passado na Revista Brasileira de Psiquiatria, amostras de fala de 48 personagens do cinema hollywoodiano foram ouvidas e avaliadas, com base na análise perceptivo-auditiva (qualidade vocal, ressonância, pitch, loudness, modulação, pausas, articulação e ritmo de fala) e na psicodinâmica vocal (sentimentos perceptíveis na fala). O objetivo era a identificação de possíveis padrões que possam servir de guia para identificar pacientes potencialmente suicidas.
Segundo os autores Elaine Pallinkas-Sanches, do Centro de Estudos da Voz (CEV) de São Paulo, e equipe, o estabelecimento de diretrizes que ajudem a identificar pacientes nestas condições pode ser útil não apenas para o treinamento de atendentes de linhas telefônicas voltadas para suporte ao suicida, mas também para o trabalho de profissionais de saúde. Isto porque “há na literatura médica um consenso quanto ao fato de que pacientes que cometem suicídio com frequência têm algum tipo de contato com serviços de saúde nas semanas precedentes ao ato suicida”, relata o artigo.
A escolha de analisar a fala de personagens de cinema aconteceu porque, ainda que os pesquisadores admitam que por vezes pode haver uma “glamourização do suicida” nos filmes, de maneira geral “estes personagens parecem mostrar grande semelhança com pacientes suicidas reais, no que diz respeito a suas características clínicas e demográficas”. Dessa forma, acreditam os autores, “o realismo de alguns padrões de comportamento e situações de vida mostradas nos filmes com frequência permitem que conclusões sobre seus personagens possam ser estendidas a pacientes reais”.
Foram encontradas anormalidades destacas na qualidade vocal das amostras analisadas, por exemplo, 85,5% delas “apresentaram alterações em ao menos cinco parâmetros da análise perceptivo-auditiva, com destaque para soprosidade (n = 42; 87,5% das amostras), rugosidade (n = 39; 81,2%) e tensão (n = 29; 60,4%), bem como ressonância laringofaríngea (n = 39; 81,2%), pitch agudo (n = 14; 29,2%) e loudness fraca (n = 31; 64,6%)”, registra o artigo. Já quanto à psicodinâmica, os sentimentos mais facilmente percebidos pela voz eram os de “desânimo em 50% (n = 24) das amostras, desesperança em 47,9% (n = 23), resignação em 37,5% (n = 18) e tristeza em 33,3% (n = 16)”.
Os autores, por fim, sugerem uma maior atenção às características da fala de pacientes que possam se revelar suicidas, com atenção aos padrões encontrados em sua pesquisa. “Se replicados entre pacientes reais, estes achados podem contribuir para o aperfeiçoamento da avaliação do risco de suicídio e a instauração de medidas preventivas”, acreditam.
Agência Notisa (science journalism – jornalismo científico


O Cassilandianews não se responsabiliza por artigos ou opiniões com autoria

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
03:14
Loteria
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)