Cassilândia, Quinta-feira, 22 de Junho de 2017

Últimas Notícias

22/12/2007 14:13

Analfabetismo atinge até 1,7% dos jovens em MS

Sandra Luz - Campo Grande News

De acordo com os dados do IDJ (Índice de Desenvolvimento Juvenil), o número de analfabetos entre a população total de Mato Grosso do Sul é de 0,98%, mas entre jovens de 20 a 24 anos o número chega a 1,7%. Em pleno século 21, com a promessa de educação para todos, o número ainda é expressivo, mas são animadores, considerando o índice nacional geral de analfabetos que é de 11%.

Não sabem ler, ou escrever, 0,5% dos jovens entre 15 e 17 anos; 0,2% dos que estão entre 18 e 19 anos e 1,7% daqueles na faixa dos 20 e 24 anos. São analfabetos 1,7% dos homens e 0,9% das mulheres.

Nível superior - Conforme o IDJ, 0,2% da população do Estado teve oportunidade de freqüentar cursos de mestrado ou doutorado. O Ensino Superior completo é realidade para 8,4% dos sul-mato-grossenses, número baixo porque a faixa pesquisada não ultrapassa os 24 anos de idade.

As mulheres superam os homens em anos de estudo. Enquanto elas estudaram em média 8,6 anos, eles passaram 8,2 anos nos bancos escolares. Já a diferença entre etnias é maior. Os jovens brancos que estudaram passaram 9,1% anos na escola, enquanto entre os negros o número é de apenas 7,7%.

Nota baixa - Com base nos dados do Saeb, o IDJ traz novamente índices que demonstram queda de desempenho em matemática e português, tanto no Ensino Fundamental, como Médio em Mato Grosso do Sul.

Entre 1995 e 2005, o desempenho caiu 4,5% em português no Ensino Fundamental e 4,6% no Médio. No mesmo período houve queda de 2% nos resultados da prova de matemática de alunos de Ensino Fundamental e 1,9% dos que estavam no Ensino Médio.

Nas ruas - A cozinheira Nilva Socorro Nascimento Anjo, de 38 anos, passou a juventude sem poder estudar, Ela completou apenas a 8ª série, mas ainda teve mais oportunidades que o marido: analfabeto. Agora a esperança de uma vida melhor esta nas mãos dos filhos. O mais novo, Tailon Henrique dos Anjos, de 14 anos, completa 15 em 2008 e entrará para faixa pesquisada pelo IDJ. Ele promete que no futuro vai reforçar o quadro de jovens com ensino superior no Brasil. “Porque mais para frente eu vou poder arrumar um bom emprego”, avalia.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 22 de Junho de 2017
10:00
Receita do Dia
Quarta, 21 de Junho de 2017
09:40
O questionamento é da defesa do Governador de MS
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)