Cassilândia, Quinta-feira, 18 de Outubro de 2018

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23/01/2018 11:00

Amplitude de movimento ou carga em exercícios de força?

Gazeta Esportiva

Muitos pensam que para ganhos de força e massa muscular o grande herói será a carga elevada nos exercícios. Acham que quanto maior for o peso, maior também será o ganho muscular. Não é bem assim.

Além dos riscos de lesões com cargas elevadas, o chamado “roubo” na execução de movimentos deixa os exercícios menos eficientes quando se é focado em um grupo muscular no dia ou no movimento.

O grande desafio é descobrir, para cada exercício, a sua carga ideal. Ela não deve ser exagerada e nem baixa. Deve ser aquela em que se consegue fazer o número determinado de repetições e a execução do movimento com amplitude máxima (em músculos, ligamentos e articulações sem patologias).

Esse cuidado é fundamental. Além de minimizar risco de lesões, a amplitude no movimento permite maior qualidade no foco muscular quando na hora da execução do movimento.

A musculação, aliás, exige grande grau de concentração. É preciso cuidar da carga do exercício, da amplitude do movimento, do tempo de descanso, da ordem dos exercícios (principalmente em treinos que envolvam mais de um grupo muscular), além dos dias de descanso entre os treinos do mesmo grupo muscular. Isso, sem deixar de falar da alimentação, do descanso, e da administração do estresse e do sono, que interferem no seu rendimento.

Uma dica valiosa é poder contar com a ajuda de um profissional de educação física para te auxiliar nesse planejamento. Nesse sentido, busque um profissional que seja formado e devidamente registrado no CREF (Conselho Regional de Educação Física), que tenha referências de pessoas que já treinaram com ele e busque saber inclusive se o profissional tem a preocupação de sempre se atualizar com esse universo que vive em constante evolução.

Robson Santos é bacharelado em Educação Física, personal trainer, personal kids e palestrante do projeto Criança Ativa. Também é membro do WTTC Team – MasterMinds em Coaching e pós-graduando em Reabilitação de Lesões Musculoesqueléticas.

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