Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

24/08/2012 13:44

Amplavisão, por Manoel Afonso

Manoel Afonso

INDECENTES? Depende a ótica de análise. Mas a lei permite usar o nome/apelido pelo qual o candidato possa ser lembrado. E essa prática não é exclusiva de regiões menos aculturadas. Para vereança, os excessos são ridículos.
CONFIRA: ‘Peixe Podre’ – Telha (SE); ‘Sovaco’ – Planalto (RS); ‘Chulé’ – Guaraçai (SP); ‘Batman’ – Poá

(SP); ‘Pelé Problema’ – Guarulhos (SP); ‘Marcio do Pau Preto’ – Matias Cardoso (MG); ‘Mauro Bunda’ – Jacarezinho (PR).

E MAIS... ‘Pinto Louco’ – Rorainópolis (RR); ‘Teta da Juventude’ – Cortês (PE); ‘Zeni Piroca’ – Veranópolis (RS); ‘Daniel Corno’ – Itapevi (SP); ‘Pai Gay’ – Recife (PE); ‘Cido Putão’ – Águas de Lindóia (SP); ‘Tufão’ – Tutóia (MA).

AINDA... ‘Irmã Xana’ – Itabuna (BA); ‘Barata Obama’ – Dias D’Avila (BA); ‘Homem Cueca’ – Taquarana (AL); ‘Ramiro Burro Fujão’ – Cruzília (MG); ‘Wilson do Saco Torto’ – Malhador (SE); ‘Divino Bosta de Vaca’ – Bambuí (MG)

‘O CONSELHEIRO’ 42 mil lesados, 700 prédios inacabados e prejuízo de CR$2,5 bilhões. Mesmo assim Pedro P. Souza, fundador da Encól, faz sucesso dando palestras, quando deveria estar na cadeia. Bem, se estivéssemos num país sério.

GREVES O narcotráfico comemora o ritmo lento nas negociações da greve da Polícia Federal/PRF. Com as fronteiras desguarnecidas entra de tudo. E como ficam aquelas promessas de fortalecer o poder de polícia na fronteira?

EM CRISE Se o PT não vencer na capital, terá que se contentar com Corumbá e algumas cidades de pouca expressão. O partido só conseguiu lançar 20 candidatos a prefeito e pode perder muitos vereadores no pleito de 2012.

APESAR da gestões Lula/Dilma e do Governo Zeca, o partido pouco evoluiu no MS. Os escândalos expostos na mídia e os atritos entre Zeca e Delcídio dificultaram alianças e atração de novos filiados de prestígio. Envelheceu precocemente.

‘SOLITO’ A chapa pura Vander/Almi mostra o isolamento do PT na capital, onde em tese deveria ter crescido; no horário eleitoral não empolga mesmo com imagens de obras/Lula/Dilma. Vander pode sair menor do que quando entrou.

ZECA Sua candidatura divide opiniões e já cria ciúmes entre os postulantes no horário eleitoral. Eleito, ganharia visibilidade/força dentro do PT e tentaria a Câmara em 2014. Mas essa novela ainda renderá capítulos ‘interessantes’. Aguarde!

CONCLUSÃO Essas eleições também podem ditar o futuro de várias agremiações no MS. Prefeitos e vereadores tem papel decisivo na estrutura partidária. Sem eles acaba a ligação com o eleitor. A saída poderá ser novas fusões.

SAUDADE de Sobral Pinto e Afonso Arinos. Nossos ‘juristas’ em baixa. Popularesca e vulgar a retórica no julgamento do Mensalão. As citações a criações de Cazuza/Raul Seixas e mostram isso. A justiça sairá apequenada do episódio.

IMAGEM O mais leigo dos cidadãos sensatos percebe os sinais de politização neste julgamento. Claro que ainda estranha os cochilos e sonecas dos ministros – quando deveriam estar atentos. Enfim: sobram proselitismo e vaidade.

DIGNIDADE Francisco Rezek foi ministro de Collor e declarou-se impedido, sem condições de participar do julgamento de Collor. A mesma postura não foi seguida pelo ministro Tófoli, nomeado por Lula e ligado umbilicalmente ao PT.

‘OS INFILTRADOS A notícia de que o Banco do Brasil está apinhado de gente do PT não surpreende. O PT imita o fascismo ao partidarizar a máquina administrativa. Como disse Carmelino Resende: “O PT é o partido da boquinha”.

‘CAPITAL’ Os candidatos abusam de efeitos especiais no horário eleitoral. É normal. Passada a fase inicial, os candidatos precisam mostrar qualificação para administrar. Só frases de efeito, críticas e ‘soluções genéricas’ não convencem.

A PERGUNTA: Se mantido o desempenho de Girotto teremos 2º turno? Dependeria do destino dos votos que Vander possa perder e da performance de Bernal. A próxima pesquisa deve sinalizar os rumos da apimentada batalha eleitoral.

E AGORA? Fraco nas pesquisas IPEMS/IBOPE Azambuja continua com a prometida ‘candidatura propositiva’ ou veste a farda de oposição ao estilo PT? Um caminho sem volta dos tucanos ou apenas postura passageira, circunstancial?

‘FILÓSOFOS’ do saguão da AL até admitem: essa convivência PSDB/PT contra o PMDB poderia ser repetida na sucessão estadual. Não acredito, pois a sucessão do Planalto é a causa maior e Aécio é candidato do PSDB.


DETALHE Principalmente no interior é visível a diferença entre o eleitorado do PT e do PSDB. Como conciliar – por exemplo – o direito de propriedade com a política fundiária preconizada pelo PT em favor de indígenas e ‘sem terra’?

GRATUIDADE A opinião pública é a favor da PEC – defendida por Delcídio e Russo – que quer o fim de salário dos vereadores de cidades com menos de 50 mil habitantes. A propósito: o prezado leitor é sim ou não? Responda.

‘NAT DA CAPITAL’ “ O homem é seu país, sua cidade, bairro, rua, casa, vizinhos e amigos” (J.L. Borges). “Cidades, como seres humanos, são compostas de células vivas dotadas de energia, se multiplicam, se integram (F. Capra)

\"Fizeram uma extrapolação. O sapateiro foi além da sandália.\" (R. Lewandowski)




O Cassilândianews não se responsabiliza por artigos ou opiniões com autoria

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)