Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Amplavisão, por Manoel Afonso

Manoel Afonso - 12 de setembro de 2008 - 10:12

"CRUZA” de Beatu Salu com Indiana Jones, o apresentador da candidata Iara (PMN) além do chapéu e terno preto, bem que poderia usar chicote e capa ao estilo Zé do Caixão. Mas já levou o premio “Bizarro Eleitoral”.

ASSEMBLÉIA mostra serviço. Na questão da mudança do horário pede maior respeito e quer maior debate na sociedade. Entendem os deputados que um assunto delicado como esse não pode ser resolvido a toque de caixa.

QUANTO a demarcatória da FUNAI, os debates se sucedem. Amarildo e Kemp ao lado dos índios e Zé Teixeira do outro lado. Mas foi Jerson o primeiro a anunciar que iria ao Judiciário em defesa dos produtores rurais.

LEITORA (professora) “Lula diz que investirá dinheiro do petróleo do “pré-sal” para melhorar a educação. Espera aí: A produção começará só em 2.011 ou 2.012 e Lula já terá deixado o cargo. Ou ele conta com o 3º mandato?”

DE PLANTÃO Falei com o deputado Marcos Trad sobre a venda da Enersul e ele diz que isso não altera em nada a situação. Está seguro que o trabalho da CPI renderá mais frutos do que as previsões iniciais. Isso é ótimo!

A COLHEITA Wilson Martins ainda massageia o ego fazendo política, dando e recebendo tapinhas nas costas por aí. Enquanto isso Pedrossian - curte clausura defendendo-se de índios e esquecido politicamente.

OBSERVADORES experientes não perdoam: “O dr. Pedro gostava de decidir sozinho e sua “guarda pretoriana” era de gente mais interessada em agradá-lo do que apresentar sugestões ou eventualmente críticas à sua postura.

A CLASSE política não perdoa Pedrossian. Foi assim quando preteriu Levy Dias como candidato em favor de Zé Elias. Suas relações com a Assembléia tumultuadas, onde os deputados reclamavam da falta de melhor sintonia.

PEDROSSIAN perdeu aquela última eleição porque não teve habilidade também para atrair e compor com Londres, que influenciou positivamente no desempenho de Bacha. E o “Chinês” está aí vivíssimo, dando as cartas.

O EXECUTIVO tem que ter relação cordial e respeitosa com o Legislativo. Jânio foi testar o Legislativo com a renúncia e dançou. Collor menosprezou o peso do Congresso e deu no que deu. Lições da derrota da prepotência.

LEMBRETE: Deputado merece respeito. Quantos vereadores e prefeitos de sua região ele consegue congregar? Quantos ônibus ele precisa lotar com eleitores para se eleger? Muitos! Isso tem um nome: representatividade.



CONCLUSÃO: É importante que para o exercício sereno no Executivo, o político tenha tido a rica experiência do Legislativo. Esse aprendizado de convivência com o princípio democrático abre-lhe os olhos e ouvidos.

ESTILOS Nelsinho vai bem no vídeo, leve - tem conseguido uma empatia com o telespectador. Já Teruel está lento, cara de triste, não tem passado imagem de otimismo. Sem contar que aquela barba dele pesa.

OS NÚMEROS de todas as pesquisas mostram as dificuldades do candidato do PT. A militância tomou doril; o discurso petista omite o combate à corrupção e moralidade, que eram velhas bandeiras de campanha do partido.

BERZOINI Não veio ajudar Teruel e Biasotto mas não influenciará no resultado. Odiado pelos velhinhos; obrigados por ele ao recadastramento injusto; sua imagem é ruim. Trata-se de um burocrata sindical, sem carisma.

O DISCURSO partidário era o forte do PT. Mas por abrigar mensaleiros e corruptos o partido ficou estigmatizado. O vereador Alex do PT, por exemplo, envergonhado e inteligente, apresenta-se simplesmente como Alex.

O DESAFIO Lula diz que fará o sucessor. Mas desde Artur Bernardes, um presidente eleito diretamente não faz o sucessor. Bernardes foi apoiado por Epitácio Pessoa e elegeu Washington Luis, que foi deposto por Getúlio.

NOTA 10 Equipamentos chegando e obras em andamento. Apesar deste “frisson”, o jornalismo da TV.Record faz a diferença. Duas vezes por semana estamos ao lado de Carmem Cestari comentando assuntos diversos.

PERGUNTO: Reflorestamento, cana de açúcar e demarcatória da FUNAI. Com o pasto encolhendo teremos tanto gado para abater? A saída será os confinamentos dos próprios frigoríficos que começam a aparecer por aí.

A CAPACIDADE de abate dos frigoríficos – só na capital – é de 10 mil cabeças por dia. A tendência é que os frigoríficos destinados a exportação engulam os pequenos, que hoje abastecem apenas o mercado interno.

JÚLIO CAMPOS Favorito para a prefeitura de Várzea Grande: 49% contra 23% do prefeito Murilo Domingos. Vencendo no 2º colégio eleitoral, “os Campos” tentarão voltar ao Governo em 2.010. Não brincam em serviço.

PREPAREM-SE: Após a divulgação da pesquisa onde 64% dos brasileiros aprovam o seu Governo, será duro agüentar os próximos discursos de Lula. Mas essa popularidade nem sempre beneficia os companheiros candidatos.

QUANTO CUSTA MESMO UM VEREADOR?

SIGA-NOS NO Google News