Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Amplavisão, por Manoel Afonso

Manoel Afonso - 05 de setembro de 2008 - 13:24

EFEITO-VERÃO Candidatos interioranos relatam no saguão da AL. as experiências de campanha. Um deles se dizia assustado com os pedidos de geladeiras com direito a escolha de marca e modelo inclusive. Eleições limpas ou frias?

ELEITOR MUDO e malandro escreveu no chão “R$1.500,00” e chamou atenção de candidato para a leitura, que respondeu imitando gesto de mãe “embalando” criança e apontou para o próprio peito fazendo sinal negativo.

AS CONFISSÕES de candidatos, de cidades diversas, confirmam a tese de que na pratica essas eleições serão ainda mais caras que as anteriores. Eleitor que pedia um par de botinas, hoje quer muito mais.
SUCESSÃO Dilma terá 65 anos em 2.0010 sem ter disputado uma única eleição. Não tem charme e não é a modelo de mulher ideal do brasileiro. Ciro sonha em ser o seu vice, mas sua rejeição no sul e sudeste é enorme.
LULA atuaria em duas linhas: insistir com Dilma (perder e aguardar 2.014) ou atrair Aécio para o PMDB, aliado caro - mas de peso no Congresso e com bases sólidas em todos os municípios. Aí o PT se contentaria com a vice.
A ALIANÇA PT-PMDB vem se repetindo em alguns Estados e cidades. Às vezes abertas ou camufladas sob o manto da boa convivência. A postura de nossos congressistas do PMDB é indicação significativa disso.
O DEPUTADO MOKA é um exemplo dos “novos tempos”: o radicalismo anti-PT deu lugar ao diálogo. É parte de seu projeto Senado, junto com Delcídio, já que Valter não tem peso na cúpula do PMDB e nem densidade eleitoral.
SENADO Delcídio fica no PT? Só Deus sabe. Está bem na fita de Lula, mas tem que ter maioria na convenção petista. Zeca saiu da caverna e freqüenta os palanques e dá sinais de que não estará morto em 2.010.
OBSERVADORES lembram: Zeca tem ligações históricas com os convencionais que vão decidir no voto o nome do candidato ao senado. Também é difícil saber se o pessoal da base do PT continua com a mesma cabeça de antes.
QUEBRA-CABEÇA Valter defende duas candidaturas do PMDB ao Senado. Poderia ir no vácuo de Moka – graças à força atual do partido. Mas será que isso interessa ao jogo de poder lá do Planalto, onde os caciques decidem?
TAMBÉM no PT não prospera a tese de Zeca e Delcídio candidatos ao Senado. Os caciques do Planalto não trabalham com essa hipótese porque isso atrapalharia projetos futuros, onde Delcídio tem cotação altíssima atualmente.

LULA gosta de Zeca, mas pode ter cansado “do timbre” de sua voz. Delcídio tem a cara light que o PT quer para tentar mostrar a classe média de que o partido não é mais aquele “comedor de criancinhas” de antigamente.
E ZECA? O que Lula faria para acomodar o velho companheiro de pescarias e lutas da época do Muro de Berlim? Lula encaixaria Zeca num dos 33 ministérios ou estatal qualquer e o PT indicaria o candidato a vice de André.
PAULO DUARTE? Ele sim! Poderia ser o futuro vice de André. Imagem boa, novo na política e tem pouca rejeição. Embora ligado ao grupo de Zeca, convive bem com Delcídio e tem bom trânsito no Parque dos Poderes.
O FESTIVAL de mediocridades no horário eleitoral assustando as criançinhas. Embora seja acadêmica de Direito a candidata Iara (PMN) insiste em exibir a palavra inadmissível como “inadimicível”. E ela passará na OAB?
RIDÍCULOS os apelidos de candidatos. “Martelinho de Ouro” e “Acumulou” são dois exemplos na capital. Imagine o anúncio numa sessão: “com a palavra Vossa Excelência Martelinho de Ouro – ou Vossa Excelência Acumulou!
“ESTRANHO-1” O presidente do INCRA não veio e um dia depois anuncia a demarcação de área em Miranda, onde índios acampam na Faz. de Pedrossian. Ademar da Famasul e o dep. Jerson estranharam a “coincidência”.
“ESTRANHO-2” O software fornecido gratuitamente pelo Ministério das Cidades é utilizado normalmente no RN., mas foi recusado pela Sanesul que pagou R$3,9 milhões por um outro software. Pergunto: e esse país... tem jeito?
DOURADOS Guerra nas pesquisas onde Biasotto estaria em 3º lugar. Mas o deputado Amarildo diz que as pesquisas internas do PT garantem que o seu candidato continua crescendo. É esperar para conferir o milagre.
“CURIOSO” Falam no aumento de 40,9% na produção de cana aqui., mas o preço do álcool nas bombas é caríssimo. Conclusão: na planilha de custos do produto o fator frete não é levado em conta no preço final ao consumidor.
GOLPE O PMDB prorrogou por um ano e meio o mandato de Temer e dos dirigentes estaduais e municipais, para elegê-lo presidente da Câmara. Mas se chegar uma PEC propondo o 3º mandato a Lula, como se posicionará a bancada?
LULA Inconveniente, fala demais. Agora dando conselhos sobre próstata, pressão alta e dor de ouvido. Suas críticas a seleção provocou reação do goleiro Júlio Cesar: “Então ele (Lula) vai morar na Argentina, talvez o Brasil melhore”.

SIGA-NOS NO Google News