Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Amplavisão, por Manoel Afonso

Manoel Afonso - 05 de junho de 2009 - 10:57

LONDRES É só ele “bater no tambor” - faça frio ou não - que os companheiros aparecem nos momentos decisivos. Pude observar isso ontem na Assembléia. Gente politizada do interior, que sabe com quem contar.

A TACADA foi de mestre! Giroto é fiel escudeiro de André e agora perfila-se com Londres para o que der (vice?) e vier em 2010. As conseqüências desta jogada são bem mais profundas do que se imagina. Azar do PT.

3 MOSQUETEIROS? Biff, Dagoberto e Cruz assinando a PEC do 3º mandato. É sinal que estão engajados com Lula na eleição presidencial. Mas como ficarão na sucessão estadual? Vai depender mesmo de qual “argumento”?

“GENTE BOA” na lista da PEC: Neudo Campos, com 21 processos, Camarinha – 13 - e o próprio autor (Jackson) com 8. Anote-se que Dagoberto figura nesta lista com processo de peculato resultante da época do DETRAN.

INJUSTIÇADOS Conversei com um deles: Vanderlei Bispo. Fiscal de rendas e com 3 cursos superiores, obteve 15.893 votos em 2.002. 1º Suplente do PT foi esquecido por Zeca, sem ser aproveitado na administração.

VANDERLEI insistiu em 2006 e chegou aos 13.369 votos. Desprestigiado, trocou o PT pelo PR de Londres. Baseado em sua Mundo Novo, onde é fiscal de renda, é incentivado pelo Chinês e tentará a Assembléia.

ANGÚSTIA A foto do Congresso: 150 parlamentares processados por malversação do dinheiro público, formação de quadrilha e até estupro. Daqui só Dagoberto: malversação, crime contra Lei de Licitações e corrupção.

MALUF virou aprendiz. Neudo Campos responde a 21 processos, Abelardo Camarilha (olhe o nome dele!) - 13; Jackson Barreto e Jader - 8. Jackson é boa gente: dos 8 processos, 5 são por desvio de dinheiro público.

A SAFADEZA é “democrática”: não discrimina partidos: Petistas, peemedebistas, tucanos, democratas, pedetistas e por aí afora. E como fica a cabeça do leitor? Fica com saudade dos tempos que lia “os Irmãos Metralhas”.

O QUADRO incentiva – de modo geral – o eleitor a transformar as eleições num negócio pessoal. Vota no candidato mais conveniente e útil aos seus interesses. E aí vemos senadores, deputados e vereadores ridículos.

NA LITERATURA infantil, o personagem Hammerlin, com sua flauta, evitou a peste dos ratos, que atraídos pelo som cruzaram os portões da cidade. Aqui, além da flauta pelas ruas de Brasília, ele precisaria de um chicote.


COLLOR, Genoíno, Jader, Renan, João Paulo e “outros” de volta. Não se fala mais em ética e moral. Os escândalos pipocam e o presidente da Nação finge que não sabe, não viu e nem ouviu. Imagine o que nos espera em 2010!

BORIS CASOY ( sobre exigência de diploma) : “ A maioria das escolas não forma jornalistas: com o perdão da palavra, elas formam zumbis culturais. Essa exigência é um atentado à cultura e a liberdade de imprensa.”

MAIS: “ A atual legislação é o produto do encontro de um regime autoritário com o sindicalista corporativista. Militares ávidos pelo controle da informação, vislumbraram em sindicalistas ávidos em reservar o mercado para sua corporação...”

E MAIS... “Foi uma espécie de é dando que se recebe; militares supunham que teriam o controle da informação a partir de escolas de comunicação e os sindicalistas, em troca, recebiam seu quinhão corporativista.”

DE VOLTA a polêmica sobre a denominação do Estado. O que uma pesquisa séria diria sobre o caso? Irá nos tirar do divã por causa deste complexo de falta de identidade?
Mas não fomos nós que escolhemos “Mato Grosso do sul?”

DO LEITOR: “...vamos exorcizar de vez esse demônio do nome do Estado com um roteiro sério, sem pessoalidade e demagogia. A perda da Copa pode ser uma boa pedida para uma discussão da qual todos participem.

FINAL do artigo de H. Campestrini, 04/06/2009 no Correio: “Minha gente, cabeça fria: está na hora de aprender, de encarar a derrota para tirar dela profunda lição pedagógica. Desclassificar o vencedor não é o melhor caminho.”

SUSPIRO de alívio. Se Sandro Mabel inverter a proposta inicial da Reforma Tributária, vamos garantir os R$50 milhões mensais com a importação do gás. Sem essa grana, estaremos no “pau da goiaba”. E André agradece!

PRESTÍGIO O DNIT duplicará neste ano o trecho Rondonópolis-Posto do Gil (300 kms) e não há planos para privatizar o trecho da “163” no MS. Luiz Pagot, “cap” do órgão, é de MT, nomeado pela força de Maggi. De leve...

POLÍTICA você faz com gente certa (e sua) no lugar certo. E essa noticia comprova a competência do Mato Grosso. E quem do nosso Estado brilha em algum ministério ou órgão federal lá em cima? Todos do baixo clero.

CONHEÇO um grupo de “cumpanheiros” acomodados politicamente nos cabidões de ar refrigerado de Brasília. Ganham bem, viajam de avião, têm mordomias, mas a produtividade deles não reflete em nosso Estado.

Depois que deixei a Presidência, todos ganham de mim no golfe. (G. Bush)


Manoel Afonso é comentarista da TV Record, de MS






O Cassilândianews não se responsabiliza por matérias, artigos e opiniões com autoria

SIGA-NOS NO Google News