Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

09/04/2013 06:08

Ameaças da Coreia do Norte provocam reações da comunidade internacional

Renata Giraldi

Brasília – A tensão na Península Coreana agravou-se nos últimos dias com a ameaça do governo da Coreia do Norte de promover testes nucleares em direção à Coreia do Sul e aos Estados Unidos. As ameaças foram respondidas com ações pelos sul-coreanos, norte-americanos e japoneses – todos colocaram seus arsenais bélicos em alerta. O clima gerou sanções da comunidade internacional à Coreia do Norte e advertências, mas nem por isso o temor diminuiu.

A Coreia do Norte, que abandonou o Tratado de Não Proliferação Nuclear em 2003, diz ter “direito soberano” de manter armas nucleares. Na sessão do último dia 1º, a Suprema Assembleia Popular aprovou uma lei cujo objetivo principal é permitir que existam armas nucleares a serem usadas “para repelir invasão ou ataque por parte de uma potência nuclear, assim como para realizar ataques retaliatórios".

Pela lei aprovada, a Coreia do Norte se diz empenhada com os esforços internacionais para a não proliferação e o desarmamento. Na prática, o governo norte-coreano informou à comunidade internacional que manterá o desenvolvimento de um programa nuclear, mas que fará de acordo com a lei.

Porém, uma resolução, de 2006, do Conselho de Segurança das Nações Unidas, determina que a Coreia do Norte abandone todas as armas nucleares e o desenvolvimento de programas de tal forma que a medida seja comprovada e irreversível.

A Coreia do Norte é um dos países mais fechados do mundo e as informações sobre seu arsenal bélico e nuclear envolvem dados não oficiais, estimativas e avaliações de especialistas. Para alguns especialistas, a Coreia do Norte não tem a capacidade nuclear que diz ter. Porém, eles advertem que a gravidade da situação não pode ser subestimada e que há um risco real, em uma área militarizada.

Edição: Graça Adjuto

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)