Cassilândia, Sexta-feira, 17 de Novembro de 2017

Últimas Notícias

31/10/2017 10:24

Ambientes fechados: cuidados e riscos envolvendo ar condicionado

Por Mário Sérgio de Almeida

O processo de climatização de ambientes é uma tarefa que envolve a consideração de diversos fatores importantes que vão muito além investir no equipamento. Para instalações residenciais, por exemplo, o mercado oferece uma vasta gama de modelos de aparelhos. Os mais comuns são o split, modelo que logo vem à mente quando se fala de ar condicionado, e que é instalado na parede, e o K7, o modelo embutido no forro e que conta com saídas de ar no teto.

Porém, seja qual for o modelo, é importante que o equipamento seja adequadamente dimensionado levando em consideração o local de sua instalação. O correto é que este dimensionamento seja realizado por profissional da área de climatização, consciente de que o foco do cálculo é tornar o ambiente agradável, respeitando o que é normatizado, já que as essas regras existem justamente para garantir segurança e satisfação do cliente.

De um modo geral esses cálculos térmicos devem considerar as especificidades do ambiente, tais como: área, pé direito, paredes e janelas externas expostas a incidência solar, paredes, tetos e pisos divisórias com ambientes não climatizados, presença de equipamentos que dissipem calor para no local climatizado, números de pessoas e a atividade desenvolvida, iluminação interior, infiltrações de ar indesejadas, dentre outros.

Desconsiderar os cálculos térmicos poderá resultar em um superdimensionamento, que acarreta gasto de energia excessivo, e inútil, ou em capacidade inadequada para atender ao ambiente, tornando o ar condicionado inútil. Nas instalações comerciais e industriais, diversos outros fatores devem ser considerados tais como a eficiência energética dos equipamentos, o consumo de energia elétrica, água, ou mesmo de gás natural.

O único jeito de se definir qual o sistema mais adequado é através desse trabalho de projeto, cuidadoso e elaborado, o que torna essencial os serviços de uma empresa projetista. Experiência e conhecimento são fundamentais, tanto para fazer valer o investimento, quanto para garantir detalhes de segurança. Existe uma extensa gama de soluções no mercado, e um leigo pode trazer prejuízo.

No quesito financeiro, o investimento geralmente é proporcional à demanda energética. Cabe, portanto ao empreendedor apresentar ao projetista sua expectativa de desembolso financeiro, de forma que o projeto a ser desenvolvido possa atender, dentre as diversas opções, aquela que, além de atender as normas ABNT vigentes no mercado de ar condicionado, apresente resultados satisfatórios nas contas de energia elétrica, água e gás natural.

Outro importante fator é que nada é mais fundamental e imediato ao ser humano do que o ar que ele respira. Este ar deve atender as exigências do organismo no que diz respeito à sua pureza e limpeza. Um ar fora dos padrões exigidos pelo processo respiratório poderá acarretar diversas doenças, além de dissemina-las, e conforme a condição apresentada conduzir as pessoas à morte.

Mesmo nas instalações de ar condicionado mais simples tais como supermercados, lojas, shopping centers, clinicas, o sistema deverá ser desenvolvido considerando sempre o conforto humano de seus ocupantes, algo que vai muito além do controle de temperatura. Também é necessário controlar a umidade relativa do ar, a renovação de ar, para que a qualidade do mesmo atenda aos níveis de dióxido de carbono exigidos pela ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a filtragem do ar de acordo com a atividade desenvolvida, o conforto acústico, a movimentação do ar, a pressão entre ambientes para evitar ou reduzir as infiltrações.

Existem, ainda, os casos extremos. As instalações de laboratórios, hospitais, salas limpas para processo de manipulação de vírus, bactérias, fungos e micro-organismos exigem instalações de ar condicionado de altíssima especialidade com controle especifico de temperatura, umidade, pressão, velocidade do ar e outros itens dentro de faixas de controle extremamente rígidas.

Aqueles de prezam pelo sua saúde física devem buscar frequentar ambientes saudáveis onde houve a preocupação na execução de instalação de ar condicionado dentro de critérios técnicos que conduzem a qualidade do ar interior. Um ar saudável propicia satisfação respiratória, evita doenças, cansaço, falhas cognitivas e o mais importante de tudo é que preserva, e prolonga a existência saudável dos indivíduos.

Mário Sérgio de Almeida é presidente do DNPC, Departamento Nacional de Projetistas e Consultores da ABRAVA.

A ABRAVA - Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento - é uma instituição sem fins lucrativos que congrega e representa empresas nacionais e multinacionais atuantes nas áreas de indústria, comércio e serviços ligados ao mercado AVAC-R (aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração). Um dos departamento da instituição é conhecido como DNPC - Departamento Nacional de Empresas Projetistas e Consultores - que atende a necessidade de reunir e integrar empresas dedicadas exclusivamente à atividade de projetos na área AVAC-R. Seu objetivo é encontrar melhores técnicas, estabelecer parâmetros e alinhar procedimentos para que sempre haja maior garantia de qualidade nos projetos desenvolvidos para o setor. A Associação, como um todo, acaba por defender os interesses da classe, assim como promover boas práticas do meio, sempre prezando pelo respeito ao meio ambiente e ao cliente.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 17 de Novembro de 2017
10:28
Cassilândia
10:00
Receita do dia
Quinta, 16 de Novembro de 2017
11:00
Mundo Fitness
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)